Como descobrir se um peixe beta é macho ou fêmea?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Nesse sentido, se está se perguntando como saber se o peixe betta é macho ou fêmea, uma das principais diferenças diz respeito ao tamanho das barbatanas: enquanto as das fêmeas são curtinhas, as dos machos são longas e exuberantes.

O Peixe Betta deve comer ração em bolinhas. O alimento deve ser entregue uma ou duas vezes por dia.

Dê uma olhada nas barbatanas.
Os bettas adultos possuem belíssimas barbatanas esvoaçantes. Caso o seu peixe apresente essa característica, ele provavelmente já atingiu a idade adulta. Já se ele ainda tiver barbatanas pequenininhas, ele provavelmente ainda é um juvenil ou até mesmo um filhotinho.

Na natureza, os peixes betta são geralmente encontrados em tons de marrom ou de verde acizentado. Porém, os tutores dos pets podem escolher seus bettas em tons mais vibrantes, como vermelho, azul, verde, amarelo, branco, e muitos outros. Alguns bettas ainda apresentam um belo brilho metálico em seus tons.

O peixe betta pode ficar junto de animais de outras espécies. Nunca deixe dois machos betta no mesmo aquário! Como são peixes extremamente territorialistas, é possível que os dois briguem. Portanto, para evitar problemas e acidentes, prefira manter o peixe betta macho sozinho.

O ideal, principalmente com um animal delicado como o Betta, é não encostar nele. Pelo bem da saúde do pet e da sua também. Bruna explica: “o dono pode transmitir alguma doença para ele e vice-versa.

Alimentos industriais, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. Doenças que podem ser transmitidas aos seus predadores, e, ao fim do ciclo, ao humano.

Dito que o peixe betta gosta de luz, é preciso reforçar que o aquário do animal não deve ficar em áreas com incidência solar direta. O excesso de luz solar ajuda a proliferar algas, que afetam a qualidade da água com amônia e, assim, afetam a saúde do bichinho.

Como reconhecer um peixe betta estressado?

  1. Falta de apetite;
  2. Peixe betta parado no fundo do aquário ou, ao contrário, nadando de um lado para outro;
  3. Peixe se escondendo;
  4. Mudança na coloração — de tons vibrantes para opacos,
  5. Peixe doente com frequência.

Além disso, mesmo sabendo que o peixe Betta pode comer fruta, tente evitar as cítricas, como laranja e limão. Se for possível, dê bananas ou mangas, que são macias, doces e menos ácidas.

cinco anos

Segundo a veterinária, um peixe Betta pode viver de três a cinco anos em cativeiro, mas, por não oferecerem condições adequadas, as pessoas conseguem mantê-los apenas por poucos meses.

Assim como nossos amigos nadadores precisam da luz, eles também necessitam de algumas horas de escuridão para descansar. Como vimos, os peixes dormem de olhos abertos. Por isso, é fundamental que seu pet esteja em um local tranquilo e sem incidência de luz durante à noite.

Os peixes machos, como os Bettas ou os Gouramis, fazem bolhas pegajosas que se juntam como se fosse um ninho flutuante para atrair as fêmeas (mesmo se não houver fêmeas no aquário). Este comportamento indica que o teu peixe é feliz e está saudável, por tanto deves tomá-lo como algo positivo.

Deve viver em grupos de dez peixinhos ou mais, dependendo do tamanho do aquário. Quando vive em um ambiente equilibrado, pode conviver com o peixe betta sem grandes problemas.

colorações. um tipo de beta que é muito procurado. é o metálico geralmente com nuances de marrom com azul e uma aparência brilhante que encanta a todos e por falar em encantar. os beta borboleta também são muito belos e chamativos.

2 – 5 anos

A estrutura que cruza horizontalmente o corpo do animal é repleta de buraquinhos que conseguem captar a velocidade de vibração das ondas. Essas vibrações são carregadas até o sistema nervoso central do peixe através de células ciliadas.

Quando nos perguntamos “Qual peixe posso colocar junto com o betta?”, dentre as espécies que podem conviver com ele estão: Coridoras, Neon, Tetra Foguinho, Rasboras Arlequim, Rodostomus, Otocinclus e muitos outros. As fêmeas costumam viver com outras bettas fêmeas e com os mesmos tipos de peixe que os machos.

Brincadeiras. Uma das melhores formas de cuidar do peixe betta em um aquário pequeno é brincando com ele. Coloque o dedo no vidro do aquário e veja seu peixinho te acompanhar. Esse é um sinal que ele te reconhece como tutor e gosta de você.

Aquário perto da TV é recomendado? Peixe Betta pode ficar perto da TV se você quase não usa o aparelho. Do contrário, não é recomendado deixar o aquário próximo. Justamente por causa dos ruídos e da emissão de luz, o pet pode ficar com o sono desregulado e até doente.

Você sabe que não deve tocar ou fazer carinho no Peixe Betta, porque ele é muito sensível e isso pode tirar algumas proteções das suas escamas.