Como descobrir se um número é par no Python?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Inicialmente pedimos um número ao usuário, e armazenamos na variável 'numero'. Agora, com um simples teste condicional IF vamos verificar o resto da divisão dele por 2. Se o resultado for 0, é par e cai no print do IF, dizendo que é par.

print(f"{qtd} números pares! ") Se bem que, para ter só os números pares, basta fazer o range pular de 2 em 2: print(len(range(0, 10, 2)), "números pares!")

Os números pares são aqueles terminados em 0, 2, 4, 6 ou 8, e os números ímpares são aqueles terminados em 1, 3, 5, 7 ou 9.

Na linguagem de programação Python, os laços de repetição “for” também são chamados de “loops definidos” porque executam a instrução um certo número de vezes. Isso contrasta com os loops while, ou loops indefinidos, que executam uma ação até que uma condição seja atendida e eles sejam instruídos a parar.

-= , = , /= , //= , %= , *= : funcionam da mesma forma que o += . Por exemplo, se x valer 5 e fizermos x *= 3 obteremos o valor 15. Na prática, o funcionamento desses operadores é o seguinte: x op= valor é equivalente a x = x op valor , em que op é algum dos operadores listados anteriormente.

Resto da Divisão em Python: %
O que sobra. Ele é o segredo de tudo. Para saber se um número é par ou ímpar, basta dividir ele por 2. Se for par, o resto é sempre 0, não sobra nada.

Pra isso, vamos utilizar a estrutura de controle SE-ENTÃO-SENÃO. E a verificação que vamos utilizar é: Se o resto da divisão do número por 2 for igual a 0, então o número é par, senão o número é ímpar.

Os pares são aqueles terminados em 0, 2, 4, 6 ou 8. Já os ímpares são aqueles que não são pares e são terminados em 1, 3, 5, 7 ou 9. Os conjuntos numéricos são reuniões de números que apresentam uma ou mais características em comum.

Ou seja, em uma lista de pares ordenados, utilize filter para filtrar os pares, e sorted para ordená-la.

Chamamos um número inteiro de par caso ele seja divisível por 2 e de ímpar caso ele não seja divisível por 2. O último algarismo dos números pares é 0, 2, 4, 6 ou 8; já dos números ímpares é 1, 3, 5, 7 ou 9.

Para verificar se um número é múltiplo de outro, basta encontrar um número inteiro de modo que a multiplicação entre eles resulte no primeiro número. Exemplos: a) 35 é múltiplo de 7, pois 35 é igual a 7 multiplicado pelo número inteiro 5. b) 63 é múltiplo de 21, pois 63 é igual a 21 multiplicado pelo número inteiro 3.

Um diz "par", e o outro, "ímpar", mantendo as mãos atrás, fechadas. Depois, os dois trazem uma das mãos para a frente ao mesmo tempo, apresentando zero, um, dois, três, quatro ou cinco dedos. Somam-se o número de dedos colocados pelos dois. Se a soma é um número par, ganha quem disse "par".

De novo, zero é par, pois o conjunto vazio pode ser dividido em dois grupos de zero itens cada. Os números pares e ímpares alternam-se. Começando em qualquer número par, contar duas unidades para a esquerda ou para a direita alcança-se outro número par, e não há qualquer razão para ignorar o zero.

O primeiro número par é o zero.
Esta questão está relacionada com múltiplos. Os múltiplos de um número são todos os valores que, quando divididos por esse número, tem como resultado um outro valor inteiro. Dessa forma, os múltiplos estão relacionados com as operações de multiplicação e divisão.

Embora qualquer laço possa ser escrito usando while ou for, a escolha é baseada principalmente no estilo. Por exemplo, se o laço precisa de uma inicialização e um incremento, então o for geralmente é usado. No caso em que o número de repetições não é pré-determinado em geral usa-se o while.