Como descobrir se tenho amigdalite?

Perguntado por: rcastro2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

– Mau hálito; – Dificuldade para engolir; – Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido; – Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula.

Durante um processo de amigdalite, a garganta encontra-se inflamada podendo interferir com a alimentação e, em casos extremos, causar algum grau de dispneia (falta de ar). Uma faringite aguda pode preceder o aparecimento da amigdalite, tratando-se neste cenário de uma faringoamigdalite.

Em relação a quanto tempo dura a amigdalite, o mais comum é que os sintomas persistam uma média de três a sete dias, mas existem casos mais graves que duraram até dez dias para uma recuperação completa.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

A pessoa pode usar antibióticos como penicilina (Benzetacil) ou amoxicilina (Clavulin), na forma de injeção ou de comprimidos. Além disso, é vital se tratar pelo tempo que o médico mandou. Mesmo que os sintomas já estejam melhores, o remédio precisa agir por um tempo para tratar cem por cento a infecção.

Como é a transmissão da amigdalite? A transmissão da amigdalite pode acontecer nos casos de uma amigdalite bacteriana ou viral, sendo que, nesses episódios, ela acontece por meio das secreções do paciente infectado, como as gotículas de ar que são eliminadas durante tosse ou espirros, por exemplo.

“Se por um lado o uso excessivo e desnecessário de antibióticos pode gerar bactérias mais fortes e resistentes, por outro o tratamento não adequado de amigdalites bacterianas predispõe a complicações, como abscessos, febre reumática e problema nos rins (glomerulonefrite)”, avalia Renata Christofe Garrafa, ...

A amidalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e os adultos) ou pela associação dos dois agentes. Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar.

As opções terapêuticas são: penicilinas (inclusive as aminopenicilinas: ampicilina e amoxicilina), cefalosporinas, macrolídeos e clindamicina [6].

Faça gargarejos com água salgada em temperatura ambiente por 30 segundos após as refeições. Isso pode ajudar tanto a desalojar as pedras quanto a aliviar qualquer dor decorrente de sua presença; Use um fio dental de água (também chamado de Waterpik) para ajudar a remover suavemente a pedra da amígdala.

5 remédios caseiros para amigdalite

  1. Repousar. Pessoas com amigdalite devem descansar o máximo possível. ...
  2. Umidificador de ambientes. O ar seco pode irritar ainda mais a garganta e as amígdalas infectadas. ...
  3. Fazer gargarejo com água morna e sal. Esse remédio é antigo! ...
  4. Beber líquidos quentes. ...
  5. Própolis-verde.

Para retiradas das amígdalas, o paciente deve ser diagnosticado com amigdalites de repetição, ou seja, a criança ou o adulto apresenta infecções bacterianas recorrentes nas amígdalas, sendo necessário o uso de múltiplos antibióticos ao longo do ano.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

Faringite é o nome dado à inflamação da faringe; já amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ambas apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Como estão anatomicamente próximas, é muito comum a faringe e as amígdalas inflamarem simultaneamente, um quadro chamado de faringoamigdalite.

A amigdalite bacteriana não tratada pode ser contagiosa durante cerca de 2 semanas.

O que é amigdalite aguda? As amígdalas são duas glândulas localizadas no fundo da garganta cuja função é proteger determinadas regiões contra infecções, de forma a manter as bactérias e demais germes distantes. Contudo, elas podem sofrer inflamações. Quando isso acontece, dizemos que a pessoa está com amigdalite aguda.

a amigdalite viral é a mais comum, principalmente entre crianças menores. Estatísticas indicam que até 70% das infecções de amígdalas são causadas por vírus; já a amigdalite bacteriana, apesar de menos recorrente, é a mais severa.

Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica.

Gargarejo de água com sal e com vinagre de maçã
Para os gargarejos com água e sal, você deve misturar, em um copo de água (de preferência, morna), uma colher de chá de sal. Cada gargarejo deve durar 40 segundos e ser feito, no máximo, 3 vezes por dia.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.