Como descobrir se estou com clamídia?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

corrimento amarelado ou claro; sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais; dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga).
...
Nos homens, os sintomas mais comuns da clamídia são:

  1. ardência ao urinar;
  2. corrimento uretral com a presença de pus;
  3. dor nos testículos.

Clínico (principais sintomas): Entre dois e oito dias após relação sexual desprotegida, a pessoa passa a sentir ardência e dificuldade para urinar. Às vezes, pode-se notar um corrimento amarelado ou esverdeado – até mesmo com sangue – que sai pelo canal da urina, no homem, e pela vagina, na mulher.

A clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo sem proteção. Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas.

O CLAMÍDIA TESTE RÁPIDO é um imunoensaio rápido para a detecção qualitativa direta do antígeno da Chlamydia trachomatis em amostras de swabs endocervicais ou endouretrais, urina de homens e secreção oculares de indivíduos sintomáticos.

A principal complicação da infecção por clamídia nas mulheres é a progressão da bactéria em direção ao útero, trompas e ovários, pois pode provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Assim como sequelas subsequentes como gravidez ectópica e a infertilidade.

Infecções por clamídia, ureaplasma e micoplasmas são tratadas com um dos seguintes antibióticos: Dose única do antibiótico azitromicina tomada por via oral. Doxiciclina, eritromicina, levofloxacino ou ofloxacino tomados por via oral durante sete dias.

O tratamento da clamídia é bastante simples, com antibiótico via oral. É recomendado que o parceiro (ou parceiros) sexual do paciente também seja tratado, mesmo que não apresente sintomas. Além disso, ambos devem ficar sem ter relações por pelo menos sete dias – tempo habitual do uso do antibiótico.

Embora seja uma infecção que traz sérias complicações ao longo do tempo, a clamídia não é algo que fica no organismo a vida toda, portanto, mesmo que não haja uma vacina (como acontece com a HPV), o tratamento com antibióticos é eficiente.

O Ministério da Saúde disponibiliza testagem e tratamento para as principais ISTs nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A candidíase é provocada por um fungo, o Candida albicans. Já a clamídia, pela bactéria Chlamydia trachomatis. “A candidíase produz coceira, secreção esbranquiçada e pode deixar a vagina e a vulva inchadas e avermelhadas.

Chlamydia trachomatis, PCR (Urina) - R$203,00 - Labi Exames.

A infecção por clamídia pode ser confirmada por meio de exames de sangue e urina, assim como pela análise das células epiteliais do colo uterino (na mulher) e do canal uretral ou retal (no homem).

A análise pode ser feita em amostra de urina de primeiro jato, raspado vaginal ou em raspado de colo uterino ou em raspado retal. Para que a urina de primeiro jato possa ser colhida, a paciente precisa ficar sem urinar por um período mínimo de duas horas.

Nem todas as pessoas contaminadas com clamídia apresentam sintomas, podendo a infecção passar despercebida por muitos anos. Os pacientes com clamídia assintomática tornam-se fontes de contaminação permanentes, motivo pelo qual a clamídia é a DST mais comum no mundo.

A clamídia também pode causar o “linfogranuloma venéreo”, um tipo de IST e em que ocorrem formação de feridas na região genital e caroços (linfonodos) na região inguinal. O linfogranuloma venéreo é uma IST causada pela Clamídia trachomatis. Ao atingir a região genital ela leva à formação de feridas cheias de líquido.

Quanto às doenças sexualmente transmissíveis, a azitromicina é receitada no tratamento de infecções genitais não complicadas causadas pelas bactérias Chlamydia trachomatis (clamídia) e Neisseria gonorrhoeae (gonorreia).

doses em termos de azitromicina. tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias. infecção por chlamydia: 1 g, como dose única.

IgG: Diagnóstico de infecção atual ou pregressa causada por Chlamydia ou Chlamydophila, podendo ser devido a uma das espécies: trachomatis, psittaci ou pneumoniae. Para diagnóstico de infecção atual é preciso titular a amostra atual emparelhada com nova amostra coletada 14 dias depois.

O regime de amoxicilina (500 mg por via oral, 3 vezes/dia, durante 7 dias) é comparável ao de azitromicina no tratamento da infecção cervical por C. trachomatis durante a gravidez.

Clamídia é a infecção sexualmente transmissível (IST) de maior prevalência no mundo. Ela é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres e ser transmitida da mãe para o feto na passagem pelo canal do parto.