Como descobrir se estou com bursite?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os sintomas são semelhantes: * Dor e rigidez, agravadas por movimento. * Dor principalmente noturna. * Inchação local pode acontecer.

Quais são os sintomas de bursite no ombro?

  1. Dor nas regiões anterior, superior e lateral do ombro;
  2. Dor que se intensifica ao movimentar o ombro;
  3. Dor que piora com repouso e/ou à noite;
  4. Dor que irradia para a região cervical, braços, antebraço e dedos;
  5. Inchaço no ombro acometido.

Sintomas da bursite
A bursite costuma causar dor e limitar os movimentos. Contudo, os sintomas específicos dependem da localização onde está a bursa inflamada. Veja pelo exemplo: quando uma bursa se inflama no ombro, realizar o movimento que afasta o braço da lateral do corpo se torna doloroso e difícil.

Bursite não tratada pode evoluir para alguns problemas mais graves de saúde, a exemplo de bursite crônica. Além disso, diversas injeções repetitivas de esteroides, principalmente em um curto período de tempo, podem causar danos aos tendões.

A bursite é uma inflamação de alguma Bursa, que pode ser originada por sobrecargas excessivas causadas por movimentos repetitivos nas principais articulações do corpo. Lesões traumáticas também podem ser a causa. Geralmente, esta patologia pode ser tratada com anti-inflamatórios, repouso, meios físicos e fisioterapia.

Se a bursa lesionada for submetida a esforço anormal ou tensão contínua, a inflamação tende a piorar. Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos. Exacerbações de bursite crônica podem durar vários meses e retornar frequentemente.

O tratamento de bursite deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterápicos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados.

Os anti-inflamatórios podem ser utilizados no tratamento inicial da bursite. Medicamentos como diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno , entre outros, aliviam os sintomas na fase de crise de dor .

A bursite é tratada inicialmente com compressas de gelo, repouso e medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Você pode precisar usar uma tipoia ou uma faixa de suporte do ombro para aliviar a dor.

Exercícios para bursite no ombro

  • 1 – Desenvolvimento. Você pode fazer esse exercício sentado (a), com a coluna bem apoiada em uma cadeira. ...
  • 2 – Elevação frontal. ...
  • 3 – Puxada alta. ...
  • 4 – Elevação lateral. ...
  • 5 – Exercícios com faixa elástica.

Inchaço, dor e vermelhidão na área afetada e limitação de movimentos são sintomas da bursite. Muitas pessoas confundem os dois problemas justamente porque as dores e as causas são bastante parecidas.

A bursite crônica pode durar muitos meses e ter recorrências múltiplas. Os episódios podem durar de poucos dias a várias semanas. Se a inflamação persistir perto da articulação, a amplitude de movimento pode ficar limitada. Limitação prolongada do movimento pode levar à atrofia muscular.

O gelo atua como analgésico local e é anti-inflamatório e deve ser utilizado todos os dias durante o tratamento para a bursite, com o intuito de complementar o tratamento fisioterapêutico e medicamentoso, tornando a cura da bursite cada vez mais próxima.

As injeções com corticoide, como metilprednisolona ou triancinolona, por exemplo, em associação com lidocaína a 1-2%, costumam ser usadas pelo médico em casos de bursite que não melhoram com o tratamento ou em casos de bursite crônica.