Como descobrir se é réplica?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para consultar qual é o IMEI do seu celular abra o discador de chamadas e digite (*#06#) e anote os códigos. Em seguida acesse o site imei.info e veja se às informações estão de acordo com a marca e modelo. Caso o IMEI esteja inválido pode significar que talvez seja uma réplica.

Um produto “primeira linha” representa os itens que são cópias das versões originais e que tentam ser idênticos o máximo possível dos oficiais. Já a “réplica” também copia o original, embora suas similaridades não sejam tão fiéis aos produtos originais.

Como saber se o celular é original
Gente, uma das formas mais seguras de confirmar se um aparelho é original, é consultar o número de série do aparelho no site do Governo Federal. O número do IMEI é o dado mais importante do seu celular, porque o código funciona como se fosse um documento de identidade do aparelho.

Toda aquisição, venda ou distribuição de produto pirata ou falsificado é considerada crime, conforme o artigo 184 do Código Penal. Portanto, ao adquirir uma mercadoria falsificada, o consumidor está infringindo a lei.

Mas alguns pontos no produto podem facilitar essa identificação:

  1. As dimensões do objeto são como do original?
  2. A embalagem em que o produto veio tem fechamento regulares? A logo da marca está torta? Tem proteção para o produto? ...
  3. Como está a qualidade do produto? As junções estão bem-feitas?

Golpe do boleto falso impresso

  1. Confira os dados do beneficiário. Todos os boletos precisam ser registrados antes de serem emitidos. ...
  2. Não imprima os boletos. ...
  3. Confira os dados do banco emissor. ...
  4. Use o DDA (Débito Direto Autorizado) ...
  5. Desconfie do código de barras falhando.

Réplica AAA
São réplicas de relógios que chegam mais perto do padrão de qualidade do original.

A “Linha de Tênis Premium” é a categoria de calçados que possuem acabamento refinado e exclusivo. Ideal para quem exige qualidade superior.

Primeira linha: este termo é usado para os itens que são cópias das versões originais que tentam ser idênticos. Réplica: também é uma cópia do original, mas ainda mais idêntica que a primeira linha. Original: é o produto que veio da fábrica e da marca preferida.

Como saber se o celular é original
Gente, uma das formas mais seguras de confirmar se um aparelho é original, é consultar o número de série do aparelho no site do Governo Federal. O número do IMEI é o dado mais importante do seu celular, porque o código funciona como se fosse um documento de identidade do aparelho.

Verifique número de série e IMEI
A melhor maneira de garantir a autenticidade de um iPhone é verificando o número de série do aparelho e o IMEI (Internacional Mobile Equipment Identity), um código único composto por 12 caracteres que funciona como se fosse o CPF.

Veja o passo a passo: Ajustes > Geral > Sobre. Os aparelhos Apple originais também mostram o IMEI na parte de trás da caixa do celular, na bandeja do cartão SIM e nas configurações. Saiba mais sobre como consultar IMEI celular. Outro fator importante de como saber se iPhone é original, é verificar o número de série.

De modo geral, entende-se por réplica a reprodução de produtos que são feitos com materiais mais baratos e que têm a autorização do detentor do produto original para que sejam reproduzidas. Já a falsificação é toda e qualquer reprodução de um produto sem a autorização de uma marca ou um artista.

Se estiver com dúvidas, recomendamos verificar a informação do fabricante. Você também pode baixar um aplicativo que escaneia códigos de barras para verificar se é EAN, UPC, GTIN, ISBN, JAN ou outro. Os anúncios que têm fichas técnicas completas já estão com mais exposição.

É importante lembrar que quem compra produtos desse tipo também comete crime. “Toda aquisição, venda ou distribuição de produto pirata ou falsificado é considerada crime, conforme o artigo 184 do Código Penal”, explica Silveira. “Portanto, ao adquirir uma mercadoria falsificada, o consumidor está infringindo a lei.”

Qual a Documentação Necessária Para o Registro De Uma Réplica? É preciso estar atento quanto à documentação que é exigida para réplicas automotivas. Para começar, esse tipo de veículo deve ser emplacado de acordo com a classe de veículos artesanais, por intermédio e inspeção do DETRAN.

Vender réplicas na Shopee é crime? Isso não é crime, desde que você tenha a autorização da marca, referindo de um produto ou do artista, quando for uma obra, não há nenhum problema em vender esses tipo de produto. Por outro lado, se você não tiver autorização, todos esses itens são caracterizados como falsificação.

Faça parcerias com marketplaces
Bom, se você vai trabalhar com um produto legal, não há problemas em vender réplicas em marketplaces. Há diversas opções como Shoptime, Americanas e Mercado Livre, mas esses são apenas alguns exemplos.

Já uma imitação é um produto que se parece com um original, mas não é idêntico. Ele não contém marcas registradas e nem logos do produto original. Por exemplo, imitações podem ter um nome de marca com uma grafia diferente, o que mostra ao consumidor que o produto não é original.

Como saber o código de barras de um produto? Se você estiver revisando os GTINs da embalagem do produto, recomendamos que faça o download do app Barcode Scanner na Google Play Store. Esse app escaneia o código de barras para fornecer o GTIN e informa o tipo de GTIN que foi escaneado.

Pirataria ou pirataria moderna, como alguns denominam, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a expressa autorização dos proprietários de uma marca ou produto. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral, a pena para este delito pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.