Como descobrir onde o cheque foi depositado?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Na imagem, no carimbo do banco recebedor no verso do cheque, é possível identificar em que banco, agência e conta o cheque foi depositado.

Cheque devolvido sem fundos:
A credora, ao receber o pagamento da dívida, deve restituir o cheque de imediato. Porém, se o cheque tiver sido extraviado, o consumidor deve exigir a carta de anuência, que é uma declaração discriminando os dados do título e informando que o débito foi quitado.

Jurisprudência que cita Microfilmagem de Cheques
É direito do cliente obter junto à instituição financeira com quem contratou os documentos relativos às relações negociais que possuem, sendo dever do banco mantê-los arquivados e apresentá-los ao cliente sempre que solicitados.

XI - Decorrido o prazo de que trata o item V, os cheques microfilmados ficarão à disposição dos emitentes durante 60 (sessenta) dias, findos os quais, se não procurados, poderão ser destruídos pelo estabelecimento sacado.

SISTEMA PERMITE CONSULTAR SE CHEQUE FOI BLOQUEADO OU ROUBADO
A nova ferramenta, disponibilizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em cumprimento a uma resolução do Banco Central, pode ser acessada pelo site www.chequelegal.com.br.

Por via das dúvidas, entre em contato com o seu banco para descobrir as informações sobre a devolução. A microfilmagem e o histórico do cheque são recursos possíveis de serem utilizados para identificar o número da folha, o valor pago e a data. Essas informações ajudarão a saber quem recebeu o cheque.

dois dias

A resposta depende das regras e políticas da instituição bancária. De modo geral, o prazo para compensação de um cheque cruzado é de um a dois dias úteis, segundo o Banco Central.

Vá ao banco com a folha de cheque, a carta e o comprovante de pagamento. Será necessário pagar uma taxa para regularizar a situação com o banco. O valor pode variar de acordo com a instituição financeira.

Qualquer pessoa física ou jurídica.

  1. Acessar o Registrato ou solicitar o relatório por outros canais. Web : Acesse o Registrato. ...
  2. Receber o relatório. Receba o relatório no próprio sistema após acesso com Conta govbr.

2%

Para financiamentos de bens móveis ou imóveis que foram pagos com cheques devolvidos, a multa pelo atraso de pagamento não pode ultrapassar 2% (conforme artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor) e os demais encargos devem estar estipulados em contrato.

A microfilmagem é um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos por um processo fotográfico. O volume e tamanho dos arquivos é drasticamente reduzido através da microfilmagem, tornando-se um método de armazenamento prático e eficiente.

O cheque deve ser destruído pelo próprio portador depositante no prazo de 8 (oito) dias após sua compensação, assumindo responsabilidade pela guarda e custódia da cártula (papel do cheque), na condição de fiel depositário.

O cheque nominal pode ser depositado ou pago pelo banco mediante identificação do beneficiário ou de pessoa por ele indicada no verso do cheque (endosso).

Olá, Oona. As cópias dos cheques depositados devem ser solicitadas ao banco emitente do cheque (banco sacado). Apenas o titular da conta de emissão do cheque tem acesso à cópia, exceto por determinação judicial. O beneficiário do cheque (depositante) tem acesso apenas ao original, caso haja devolução do documento.

Você vai ter que comprovar que fez o pagamento do cheque. Isso pode ser feito com a entrega do próprio cheque ou com o extrato da conta corrente demonstrando o débito.

Serviço de armazenamento e preservação de informações de documentos originais, por meio de processo fotográfico, em espaço físico reduzido.

Isso acontece porque é necessário seguir as regras de liquidação e transferência de fundos, que são ditadas e regulamentadas pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro, o SPB. Durante esse tempo, o cliente pode conferir no extrato se o depósito foi feito com sucesso, mas é impossível sacá-lo, pois ele estará bloqueado.

No caso do cheque, de acordo com a lei nº 7.357/85, o prazo de prescrição do direito de cobrança é de 6 meses e o prazo legal para o protesto é de 30 (trinta dias) quando emitido no lugar onde deverá ocorrer o pagamento.

Uma nova ferramenta da Federação Brasileira de Bancos permite que qualquer pessoa confira a situação de um cheque e saiba se ele está bloqueado, sustado, ou mesmo se foi roubado. Basta digitar o CPF do emissor do cheque e os números que aparecem embaixo da folha.

Selecione a opção “ADMiNiSTRATivO” no menu principal, selecione o módulo Redecard e pressione a opção “CONSULTA DE CHEQUES¹”. Em seguida, digite os dados do cheque: 1. valor da venda, sem vírgula para os centavos.