Como descobrir o valor de um produto antes do desconto?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para saber o percentual de um valor basta multiplicar a razão centesimal correspondente à porcentagem pela quantidade total. Se preferir, você pode fazer o cálculo de porcentagem da seguinte forma: 1º passo: multiplicar o percentual pelo valor. 2º passo: dividir o resultado anterior por 100.

O cálculo da porcentagem inversa é freqüentemente utilizado para encontrar o preço antes de um desconto, aplicando a fórmula: preço com desconto percentual incluído / (1-(taxa de desconto percentual) / 100).

Subtraia 100.
Nesse tipo de problema, "100%" representa o tamanho do valor inicial. Se subtrairmos esse valor da porcentagem do valor final, obteremos o tamanho do aumento percentual. 140% - 100% = aumento de 40% na população mundial. Isso funciona porque valor inicial + aumento = valor final.

A multiplicação também é conhecida como “produto”. Assim, quando falamos no produto entre dois números, referimo-nos ao resultado da multiplicação entre eles. Cada número que é multiplicado recebe o nome de fator. Logo, na multiplicação 9·3·7, os fatores são: 9, 3 e 7.

Para calcular porcentagem de desconto basta você pegar o valor sem desconto (V) do produto e multiplicar pela porcentagem (%). Para obter o valor final com desconto (Vf), pegue o valor sem desconto (V) e subtraia pelo resultado da conta anterior, que é o valor descontado (Vd).

Para saber o custo unitário basta dividir o valor pago pelo número de itens comprados. Imagine que sua empresa vende canetas e comprou um lote de 500 unidades. Este lote custou R$ 2 mil. Ao dividir o valor total pago pelo número de itens (500 canetas), é possível saber que o custo unitário é de R$ 4.

O cálculo “por fora”, considera a base de cálculo como sendo o preço de custo, e atribui um valor de $ 20,00 (20% de $ 100,00) como sendo o valor do tributo. Esse é um erro básico, grave e muito conhecido no contexto de formação de preço por parte dos pequenos empresários.

Para realizarmos a operação inversa, isto é, encontrarmos o ângulo correspondente ao valor da razão trigonométrica, digitamos o valor do seno, cosseno ou tangente e apertamos as teclas SHIFT e SIN1.

M = C (1+i) ˆ(t)
Na fórmula, o M é o montante, C representa o capital inicial, i é a taxa de juros e t o período de tempo da operação em questão.

Neste caso, a operação é inversa, entretanto, operamos na seguinte maneira:

  1. Inserimos o Sinal de Igual(=)
  2. Selecionamos a Célula H10(O valor)
  3. Subtraímos com o Valor vezes a porcentagem “-(H10*J9)”

Sempre que utilizarmos a regra de três no intuito de determinar porcentagens, devemos relacionar a parte do todo com o valor de 100%. Obs.: Nas situações envolvendo uma porcentagem, realizamos a multiplicação cruzada por ser uma grandeza diretamente proporcional. Portanto, 95% de R$ 105,00 é igual a R$ 99,75.

Basta considerar o último salário do funcionário e aplicar a ele o percentual de reajuste definido coletivamente. Assim, se o aumento salarial for de 3,5%, por exemplo, os empregados que receberam R$ 1.500,00 no mês anterior passaram a ganhar R$ 1.552,50 (1.500 + 3,5%).

Soma e produto é um método utilizado para encontrar as soluções de uma equação. Utilizamos a soma e produto como método para calcular as raízes de uma equação do 2º grau, do tipo ax² + bx + c = 0. Esse é um método interessante quando as soluções da equação são números inteiros.

Como usar o método da soma e produto
Para encontrar os valores dos coeficientes a, b e c, é preciso observar a equação de 2ª grau: ax2 + bx + c = 0. Os valores obtidos em x1 e x2 devem corresponder com o respectivo resultado da soma e multiplicação em ambas as fórmulas.

Portanto, 5% de R$ 80,00 será R$ 4,00. E esse será o valor a ser descontado.

20% é igual a 1/5, ou seja, sempre que quisermos saber quanto é 20% de um determinado valor, basta dividi-lo por 5. Existem outras porcentagens muito utilizadas para dar descontos que, em forma de fração simplificada, facilitam os cálculos.

A estratégia trabalha principalmente com a ideia de que quanto mais uma pessoa consumir na sua loja, mais desconto ela receberá. Dessa forma, o cliente será constantemente estimulado a aumentar as suas compras, uma vez que individualmente os produtos ficarão cada vez mais baratos. Uma grande vantagem para o consumidor.

  1. Valor real, em economia, corresponde o valor nominal de algo depois de ajustado em relação à inflação (ou deflação), com base em um dado índice de preços. ...
  2. Vr = Vn/Df.100.
  3. Vr : valor real do bem (valor na data atual);
  4. Vn: valor nominal do bem (valor na data-base);
  5. Df: deflator (em número índice)