Como descobrir o sentido do campo elétrico?

Perguntado por: gcavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

O campo elétrico das cargas positivas sempre deve apontar para “fora” das cargas, na direção do seu raio, enquanto o campo elétrico das cargas negativas deve apontar para “dentro” delas.

Por definição a carga de prova é positiva. Portanto, o campo tem mesma direção e sentido da força que atua sobre a carga de prova.

Para determinar se ela será positiva ou negativa, devemos saber se há excesso de prótons (carga positiva) ou de elétrons (carga negativa). A unidade do sistema internacional (SI) para carga elétrica é o coulomb (C), em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb.

A carga elétrica é uma propriedade física intrínseca à matéria e pode ser positiva ou negativa, sendo o que as diferencia apenas o sinal algébrico. Por convenção, representamos a carga do elétron como sendo de sinal negativo e a carga do próton com sinal positivo[LT2] .

Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.

Para saber a direção e o sentido do campo magnético, basta usar a regra da mão direita. Para isso, estenda a mão, e faça como se você fosse envolver o fio com seus dedos. Deixe seu dedão apontando no sentido da corrente, ou seja, do positivo para o negativo.

O seu sentido é determinado pela regra da mão direita, de acordo com ela, quando apontamos o polegar no sentido da corrente elétrica, os demais dedos da mão fecham-se no sentido do campo magnético.

Ao observar essas retas podemos concluir que direção está ligada ao que diz respeito à posição horizontal, vertical, norte, sul, leste e oeste. Já o sentido é a orientação do móvel. Unindo direção e sentido podemos determinar a posição de qualquer corpo ou objeto que esteja descrevendo uma trajetória curvilínea.

Podemos determinar o sentido do campo magnético em torno do fio condutor através de uma simples regra conhecida como regra da mão direita. Nesta regra usamos o polegar para indicar o sentido da corrente elétrica e os demais dedos indicam o sentido do campo magnético.

Qual a direção e o sentido da força elétrica sobre uma carga de prova Q colocada num campo elétrico? A carga de prova, por convenção é sempre suposta positiva. O sentido da força elétrica sobre uma carga de prova é o mesmo sentido do campo elétrico na região em que a mesma foi colocada.

Portanto, o campo elétrico resultado pode ser calculado pela soma de vetores: Como os vetores têm a mesma direção e o mesmo sentido (ângulo é zero), basta desenharmos o campo resultante com a soma desses dois campos e calcular o módulo de ER.

Corpos com cargas de natureza contrária – Se atraem. (Positivo com negativo). É importante lembrar que os prótons e elétrons possuem o mesmo valor de carga, por isso, estão propensos a atração.

Prótons e elétrons apresentam uma propriedade chamada carga elétrica, considerada positiva para os prótons e negativa para os elétrons. Devido a esta carga elétrica, prótons se repelem, elétrons se repelem, mas elétrons e prótons se atraem.

Quando um corpo possui uma maior quantidade de cargas positivas, dizemos que perdeu elétrons, e por isso está eletrizado positivamente. Obs.: Um corpo nunca ganha prótons, porque está localizado na parte central do núcleo do átomo.

CORPO ELETRIZADO
Um corpo se apresenta carregado, isto é, eletrizado, quando possui quantidades diferentes de prótons e elétrons. Dessa forma, caso o número de prótons (nP) seja maior que o número de elétrons (nE), o corpo estará carregado positivamente e, do contrário, estará negativo.

1018 prótons (ou elétrons).

É necessário compreender que a corrente elétrica apresenta dois sentidos: o sentido real da corrente elétrica, que se move em direção oposta ao campo elétrico, e o sentido convencional da corrente, que se movimenta na direção contrária.

Benjamin Franklin

Benjamin Franklin
A observação designou que as cargas são positivas (+) quando há abundância de carga e negativas (-) quando há falta de carga.