Como descobrir o que foi pago pelo código de barras?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Com o GEPIR você verifica se o produto é identificado com um código de barras válido e atribuído pela GS1 em mais de 150 países, evitando falsificações e combatendo a pirataria. A consulta ao GEPIR é gratuita e disponível a todos.

O Código de Situação Tributária, mais conhecido por sua sigla CST, é uma ferramenta que permite a identificação da origem de cada uma das mercadorias presentes em nosso país. Cada número atribuído a esta mercadoria, é referente a sua origem, seja ela nacional ou importada.

Ao enviar o boleto para outra pessoa pagar, não tem como rastrear quem pagou. Você precisaria de um boleto identificado pra isso. endydealmeida: Simplesmente porque qualquer pessoa pode pegar o boleto e ir na lotérica pagar.

Como provar que paguei uma conta se perdi o comprovante? Se você perdeu o comprovante de pagamento de uma conta, pode consultar a segunda via do comprovante por meio do Internet Banking. Isso pode ser feito acessando a opção "2ª via de Comprovantes" em "Pagamentos" e "Transferências".

O que pode valer como comprovante de gastos?

  1. notas fiscais impressas e digitalizadas;
  2. recibos de pagamento;
  3. extratos bancários;
  4. faturas de cartão de crédito.

Caso o boleto tenha sido emitido por Pessoa Jurídica basta realizar uma busca na internet ou então pelo site da Receita Federal para obter o endereço, telefone e e-mail da empresa. Há alguns bancos que também mostram o endereço do emissor e pagador pelo DDA, o que pode facilitar a descoberta da origem da cobrança.

Analise o código de barras
Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco emissor do documento — por exemplo, boletos do Bradesco sempre começam com 237, e os da Caixa, com 104. Além disso, desconfie se o documento não for detectado por leitura ótica ou se alguma barra do código estiver ausente.

Se você estiver revisando os GTINs da embalagem do produto, recomendamos que faça o download do app Barcode Scanner na Google Play Store. Esse app escaneia o código de barras para fornecer o GTIN e informa o tipo de GTIN que foi escaneado.

Significado dos números
O primeiro dígito representa o tipo de produto sendo identificado. Os 5 dígitos seguintes são o código do fabricante e os 5 dígitos logo após identificam um produto específico. O último dígito é o de verificação.

Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex). A consulta na NCM On-line pode ser feita através de pesquisa por código ou palavras e pela navegação na árvore da NCM.

Nome do beneficiário
Ao realizar qualquer pagamento de boleto, é importante sempre checar as informações da instituição emissora. Ou seja, é onde aparece o nome da loja ou a identificação do destinatário do valor.

Como saber se o pagamento foi compensado? A maneira mais prática é entrar em contato com a instituição que gerou o boleto e verificar se o pagamento foi compensado. Mas também é possível verificar por meio do aplicativo da instituição bancária.

A descrição de pagamento nada mais é do que a informação detalhada sobre uma transação financeira, como transferências via TED ou DOC, além de pagamento de boletos e contas. No Brasil, ela pode ser feita através da maior parte dos bancos por um campo onde é permitido comentar sobre a operação.

Caso seja identificado um pagamento não alocado na consulta, o contribuinte deverá solicitar o serviço Retificação de Darf (Redarf), perante a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), para corrigir os dados do pagamento e abater o valor pago na dívida.