Como descobrir o que está roubando bateria do celular?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Acesse as configurações do Android e toque em "Bateria". Passo 2. Em seguida, vá em "Detalhes de uso" para ver a lista de aplicativos que mais gastam bateria.

Meu celular está descarregando rápido, o que fazer?

  1. Reiniciar o aparelho. ...
  2. Ativar o bloqueio de tela. ...
  3. Ajustar o brilho da tela. ...
  4. Atualizar o sistema e os aplicativos. ...
  5. Fechar os aplicativos em segundo plano. ...
  6. Usar modo economia. ...
  7. Desativar a função GPS, bluetooth e Wi-Fi. ...
  8. Restaurar o sistema.

Fique de olho na carga do seu aparelho. Se assim que você tira ele do carregamento a porcentagem cai de 100% para menos de 98%, pode ser um sinal. Se a porcentagem da carga cai mais de 20% por hora mesmo com uso leve, ou se o carregamento nunca chega a 100% mesmo após horas na tomada, acenda o alerta da preocupação.

Os principais sinais de vírus no celular são o aumento no uso de dados, constante travamento do aparelho, constantes atualizações, pop-ups indesejados, aplicativos desconhecidos, superaquecimento, aumento na conta do celular, ações não reconhecidas pelo usuário e maior consumo de bateria.

Utilize ferramentas de segurança do aparelho
Como já apresentamos acima, os aparelhos Android contam com o Google Play Protect. O recurso monitora os aplicativos do seu celular e identifica a possível presença de malwares neles.

Os vírus podem infectar o celular de várias formas: através de adwares, com a exibição de anúncios e pop-ups publicitários na tela; via spywares, que roubam dados pessoais; ransomwares, que bloqueiam o sistema do celular por completo; ou worms, que disseminam ataques de phishing por links falsos, geralmente enviados ...

A melhor forma de detectar um malware no seu smartphone é com um aplicativo de segurança móvel, como o AVG Antivirus para Android (é grátis!). Execute um escaneamento. Depois de instalar o AVG Antivirus, abra o aplicativo e execute o escaneamento antivírus para encontrar malwares ocultos no sistema do seu dispositivo.

A play store dispõe de diversos apps que podem te ajudar a remover malwares. Aqui vamos utilizar o Malwarebytes (A versão mobile do software que mostramos na limpeza do Windows 10): A parte boa do smartphone é que aqui você irá apenas instalar o app e colocar ele para escanear todo o seu celular.

Limpar arquivos desnecessários

  1. No dispositivo Android, abra o Files do Google .
  2. Na parte inferior da tela, toque em Limpar .
  3. No card "Arquivos desnecessários", toque em Limpar xx MB.
  4. Na caixa de diálogo de confirmação, toque em Limpar.

Vamos lá.

  1. Desinstalar e desativar aplicativos inúteis. ...
  2. Fazer uma limpa na galeria. ...
  3. Limpar o cache de aplicativos. ...
  4. Salvar o conteúdo do WhatsApp na nuvem. ...
  5. Usar aplicativos que ajudam nessa tarefa. ...
  6. Monitore pastas e arquivos pesados.

Para efetuar a limpeza da lixeira, abra o aplicativo “Galeria” e toque nos três pontinhos, selecionando a opção “Lixeira”. Depois segure e selecione o arquivo escolhido para ser apagado definitivamente. Também é possível escolher entre esvaziar a lixeira completamente ou restaurar arquivos antes apagados na galeria.

Entre os sintomas comuns de infecção por malware no site estão: redirecionamentos de URL indesejados, anúncios pop-up, alteração nos resultados de pesquisa, adição de barras de pesquisa laterais ou barras de ferramentas indesejadas em navegadores e baixa velocidade do computador.

3 métodos para limpar o celular de vírus

  1. Usar um antivírus próprio para celular. ...
  2. Usar o antivírus do computador. ...
  3. Restaurar configurações de fábrica. ...
  4. Evite sites perigosos. ...
  5. Não abra ou instale arquivos sem verificar o conteúdo. ...
  6. Cuidado com aplicativos falsos.

Embora as infecções por vírus em celulares sejam relativamente raras, existem outras formas de ameaças maliciosas, como malwares, adwares, aplicativos de espionagem e até mesmo ransomware para o sistema operacional.