Como descobrir o porquê?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.
...
Porquê pode ser substituído por:

  1. o motivo;
  2. a causa;
  3. a razão.

Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma:

  • Por que: utilizado em perguntas. ...
  • Porque: utilizado em respostas. ...
  • Por quê: utilizado no fim das frases. ...
  • Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
  1. Por que: Preposição por + pronome interrogativo que. Tem função de pergunta e equivale a Por qual razão? ...
  2. Por quê: Deve ser empregado somente no fim da oração, tendo o mesmo significado de por que.
  3. Porque: Conjunção utilizada para explicar ou mostrar a causa de algo citado anteriormente. ...
  4. Porquê: Substantivo masculino.

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.

Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.

Antes do porque explicativo use sempre a vírgula, pois ele introduz uma oração precedida por uma pequena pausa. Antes do porque causal, o uso da vírgula é facultativo.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

Toda criança costuma ter a fase dos porquês, perguntando sobre tudo à sua volta. Essa fase começa perto dos três anos e é o despertar da curiosidade dos pequenos sobre si mesmo e o mundo. Esse momento é de intenso aprendizado para eles e é importante ter atenção.

Segundo a psicóloga e pedagoga Elaine Ortiz, essa fase se inicia dos três aos cinco anos, conforme vai se desenvolvendo a fala e a compreensão da linguagem, pois a criança com essa idade já tem os recursos necessários para perguntar.

Por quê: é utilizado ao final de frases interrogativas ou isolado. Pode ser substituído por “por qual motivo”, “por qual razão”.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval.

Esses dois grupos de “porques” são usados para duas situações diferentes: perguntas e respostas. Uma forma muito simples de memorizar os dois tipos é saber que: o “por que” separado é usado em perguntas e o “porque” junto é usado em respostas.

porque - usa-se em explicações, com o sentido de "pois" ou com o sentido de "como"; por que - emprega-se no início de perguntas ou com o sentido de "por que motivo" ou "pelo qual"; porquê - utiliza-se como substantivo, com o sentido de "o motivo"; por quê - é usado no fim de perguntas ou antes de sinais de pontuação.

Pronome relativo
Por ser substituído por “pelo qual”, “por qual”, “pela qual”, “pelas quais”. Exemplos com “por que”: – As dificuldades por que passei não lhe interessam. – A razão por que faltei ao trabalho são íntimas.

Por que – O advérbio em questão denota uma noção referente à causa: Por que não compareceram à aula? Queremos saber por que não compareceram à aula.

(2) «O João, porque se apercebeu da gravidade da situação, chamou os amigos.» (iii) a vírgula é facultativa quando a oração subordinada adverbial causal é colocada após a subordinante: (3) «O João chamou os amigos(,) porque se apercebeu da gravidade da situação.»

Orações Explicativas use a vírgula para separar as explicativas: que, porque, pois, porquanto: Vamos logo, que o trem vai partir.