Como descobrir o fornecedor do código de barras?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Cada país tem seu conjunto de algarismos próprios. O do Brasil, por exemplo, é 789. Logo, pegou um produto na mão, olhou o código de barras, começa por 789 = Brasil. Código do Fabricante: em seguida, aparece a sequência de números que identificam a empresa que produz o produto.

A leitura de um código de barras é feita facilmente através de um leitor ou scanner de códigos de barras. O leitor emite um raio vermelho que percorre o código de barras. Onde houver uma barra escura a luz é absorvida. Onde a barra for clara, a luz é refletida de volta.

Um Número global de item comercial (GTIN, na sigla em inglês) é um identificador único e reconhecido internacionalmente para um produto. Quando um GTIN está disponível, ele aparece ao lado do código de barras na embalagem do seu produto ou na capa do livro.

A consulta na NCM On-line pode ser feita através de pesquisa por código ou palavras e pela navegação na árvore da NCM.

Significado dos números
O primeiro dígito representa o tipo de produto sendo identificado. Os 5 dígitos seguintes são o código do fabricante e os 5 dígitos logo após identificam um produto específico. O último dígito é o de verificação.

Realizar uma busca. É mais fácil localizar o item que você deseja ao consultar o código EAN de produtos. Com a sequência já registrada, basta acessar o site e digitar os números para encontrar exatamente o que você quer.

Um app legal para criar e ler códigos de barras no celular é o Leitor de QR Code & Barcode, disponível para Android e iPhone. Basta abri-lo, dar acesso à câmera e apontar o celular para o código QR ou código de barras que você deseja escanear.

Como é a estrutura numérica do código EAN
O prefixo 789 corresponde ao Brasil. Os próximos números, que podem variar de 4 a 7, se referem ao fabricante ou empresa proprietária da marca do produto.

Como funciona o leitor de código de barras? O leitor de código de barras, também chamado de scanner, emite um feixe de luz vermelha que percorre as barras, fazendo o seu reconhecimento por meio da cor — ou pela ausência dela. No caso das barras pretas, o leitor absorve a luz e, nas barras brancas, ele reflete.

Os três primeiros dígitos são o código dos bancos. Se o seu boleto tem no ínicio o número 001, ele foi feito para uma conta Banco do Brasil. Em seguida, o quarto número informa o tipo de moeda do boleto, sendo 9 para o Real e 0 para outras moedas.

pagamento: a) Código do banco; b) Código de moeda; c) DV – Dígito verificador do código de barras; d) Fator de Vencimento; e) Valor do documento; f) Campo livre.

Consultar NCM através do código GTIN

  1. Acessar o site Tabelas Nacionais – Consulta de GTIN (sef.sc.gov.br)
  2. No campo código informar o GTIN do produto de clicar em Buscar.
  3. Em Lista de GTINs será exibido o resultado da pesquisa com o numero do NCM vinculado ao GTIN pesquisado.

A partir de 12 de setembro, nas notas tipo NFe e NFCe, será obrigatório o preenchimento do campo código GTIN, que é a sigla de Global Trade Item Number. É a numeração específica de cada produto ou serviço, que vem logo abaixo de seu código de barras.

GTINs, anteriormente chamado códigos EAN, são atribuidos para qualquer item (produto ou serviço) que pode ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. O GTIN é utilizado para recuperar informação pré-definida e abrange desde as matérias primas até produtos acabados.

A consulta NCM de um produto pode ser realizada no site da Receita Federal do Brasil no sistema de Tabelas Aduaneiras. Nesta consulta você acesso à todas as informações cadastradas e disponibilizadas pelo Governo Federal, dessa forma você pode encontrar a melhor classificação fiscal para sua mercadoria.

Cada número ou par representa uma característica:

  1. 2 primeiros dígitos – Capítulo;
  2. 4 primeiros dígitos – Posição;
  3. 6 primeiros dígitos – Subposição;
  4. 7º dígito da NCM – Item;
  5. 8º dígito da NCM – Subitem.

Os dados de importação por NCM atualizados podem ser visualizados de duas formas nas plataformas do Governo: fazendo o download do arquivo em formato CSV no site do Ministério da Economia; ou acessando a seção de estatísticas gerais de importação e exportação na plataforma Comex Stat.

Os 3 primeiros dígitos representam a identificação do país, a licença de uma GS1 local.. No caso do Brasil, é utilizada a sequência 789 e 790. Assim, ele pode ser reconhecido em diversos países que utilizam esse padrão.

“Esse número funciona como uma espécie de RG do produto, ou seja, não existem dois produtos diferentes com o mesmo número”, diz a desenhista industrial Cláudia Ferreira, consultora da EAN, organização internacional que gerenciava a distribuição dos códigos no mundo e tem uma representação no Brasil.