Como descobrir o câncer de mama mais cedo?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Como descobrir a doença mais cedo? Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

A radiação da mamografia faz mal para a saúde.
Abaixo dos 30 anos, é recomendado fazer apenas em caso de suspeita de nódulo na mama.

A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.

Mulheres acima dos 50 anos apresentam mais risco de desenvolver câncer de mama - Rede de Hospitais Santa Lúcia.

Geralmente, o tipo mais agressivo de câncer de mama acomete as mulheres mais jovens, abaixo dos 35 anos, ou seja, aquelas que têm câncer de mama hereditário, em virtude da biologia tumoral.

Exposição a hormônios, especificamente o estrogênio, aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Ao longo da vida, as mulheres são expostas aos hormônios. Da sua primeira menstruação até o início da menopausa, o estrogênio e a progesterona estimu- lam as células mamárias normais.

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes: Perda de peso inexplicável. Fadiga. Suores noturnos.

A detecção precoce do câncer constitui-se de duas estratégias. A primeira refere-se ao rastreamento, que tem por objetivo encontrar o câncer pré-clínico ou as lesões pré-cancerígenas, por meio de exames de rotina em uma população-alvo sem sinais e sintomas sugestivos do câncer rastreado.

O exame de sangue também pode ser útil para o diagnóstico do câncer de mama. Quando há algum processo cancerígeno no corpo, proteínas específicas apresentam concentração aumentada no sangue, como o CA125, CEA, AFP e o CA 15.3. Para o exame de sangue, a área da retirada do sangue é higienizada com algodão e álcool.

Nesse caso, pode ser feita em qualquer faixa etária com indicação médica e também em homens com sintomas da doença. Quem tem histórico de câncer de mama ou de ovário na família também podem fazer mamografia em qualquer idade, com ou sem sintomas.

A incidência do câncer de mama tende a crescer a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. Mas, embora seja em menor proporção, ela também pode acometer mulheres mais jovens.

Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade. No Brasil mulheres a partir dos 40 anos de idade, têm amparo na Lei 11664/08 para solicitar que seja feita mamografia de rastreamento, apesar da falta de recomendação formal pelo Ministério da Saúde.

O câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal. Este tipo de câncer é normalmente descoberto em exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética).

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Quanto tempo a doença demora para se desenvolver? Os tipos mais comuns de câncer de mama podem levar entre 7 e 10 anos para formar um nódulo palpável (nódulos com menos de 1 cm não são perceptíveis no autoexame). Em todo esse período, é incomum que a paciente tenha qualquer sinal de que está com a doença.

AutoExame: Detecção Precoce Vai Além
A mulher deve apalpar suavemente uma mama de cada vez, verificando se há alterações na mama, aréola ou mamilo. Deve ser feito uma vez por mês, ao final da menstruação; para mulheres na menopausa, o ideal é definir uma data e fazê-lo mensalmente.

O autoexame de mama é indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. Como as mamas podem ficar inchadas antes e durante o período menstrual, a recomendação é fazer o exame 7 dias depois do início do sangramento. No caso das mulheres que estão na menopausa, o ideal é escolher uma data fixa todos os meses.