Como descobrir o câncer de colo de útero?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O papanicolau é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença.

A colposcopia é um exame ginecológico feito em laboratório, realizado por ginecologistas ou a pedido deles, capaz de observar o colo do útero, vagina e vulva. O procedimento deve ser feito em mulheres que foram ou são sexualmente ativas para rastreio ou diagnóstico de algumas doenças que iremos descrever abaixo.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

Diagnóstico do câncer do útero
O médico pode suspeitar que a mulher tem câncer de endométrio se ela apresentar um dos itens a seguir: Ela apresenta os sintomas característicos, tais como sangramento vaginal após a menopausa ou entre as menstruações ou menstruações irregulares, intensas ou excepcionalmente demoradas.

Papanicolau é a principal forma de rastreamento de câncer do colo do útero.

Para que o câncer do colo do útero se desenvolva em mulheres com sistemas imunológicos normais, são necessários de 15 a 20 anos. Em mulheres com sistemas imunológicos debilitados – as que estão infectadas pelo vírus HIV e sem tratamento –, o desenvolvimento do câncer pode levar apenas de 5 a 10 anos.

desconforto na região pélvica; coceira; ardência ao urinar; sangramento vaginal após a relação sexual.

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical/colo uterino ou cérvix uterino, é caracterizado pela presença de um ou mais tumores malignos no colo do útero das mulheres. É uma doença perigosa porque pode levar a pessoa à morte, mas possui 100% de chance de cura se for descoberta em sua fase inicial.

Os principais exames de sangue realizados para o diagnóstico do câncer de endométrio são: Hemograma completo. É um exame que mede as células vermelhas, células brancas e plaquetas. As mulheres que têm sangramentos uterinos intensos, geralmente apresentam uma diminuição na contagem dos glóbulos vermelhos (anemia).

Tomografia computadorizada
É um exame de imagem usado para detectar vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de pâncreas. Durante o exame, um aparelho de raios-X é usado para criar imagens detalhadas.

Quais as doenças que o Papanicolau detecta? O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase.

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.