Como descobrir o andamento de uma música?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

O BPM em uma música geralmente pode ser identificado com a ajuda de um relógio, chamado metrônomo. Por exemplo, quando um DJ toca por muito tempo, digamos que continuamente por um período de 30 minutos a quatro horas seguidas, a música precisa sempre estar fluída e contínua.

Umas das maneiras mais fáceis de identificar corretamente o tom de uma música é utilizando a funcionalidade AI Key Detection do Moises. Este identificador de tom funciona como mágica, com o poder da Inteligência Artificial.

No metrônomo mecânico, um mecanismo à corda, semelhante ao de um relógio despertador, utiliza uma haste metálica com um peso deslizante para ajuste da velocidade. Quanto mais próximo o peso está do eixo, mais rápido é o período do pêndulo. Quanto mais longe, mais lento.

Deep House (110~125 BPM) é um subgênero da House music do tipo downtime, originado na década de 1980, inicialmente fundindo elementos da Chicago House com o Jazz e o Funk com um toque de Soul music.

Músicas de 128 bpms, consideradas como “low” para muitas pessoas, podem ser bastante aceleradas para gêneros que possuem como referência os 70~90 bpms. Dessa forma, essa mesma track, se comparada com outras de 138~145 bpms, pode ser vista como uma música lenta.

O batimento é medido em BPM (batidas por minuto). Uma marcação de andamento de 60 BPM é equivalente a um batimento por segundo, enquanto que 120 BPM são equivalentes a duas batidas por segundo.

O método Astrand, que consiste na aplicação da seguinte fórmula: Nas mulheres: 226 (-) a idade => Exemplo: para uma mulher de 40 anos => 226 (-) 40 = 186 pulsações. Nos homens: 220 (-) a idade => Exemplo: para um homem de 40 anos => 220 (-) 40 = 180 pulsações.

Confira a frequência cardíaca ideal por idade:
De 8 até 17 anos: 80 a 100 bpm. Mulheres de 18 a 65 anos: 73 a 78 bpm. Homens de 18 a 65 anos: 70 a 76 bpm. Idosos: mais de 65 anos 50 a 6 bpm.

A = LÁ, B = SI, C = , D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.

O Voloco detecta automaticamente o tom da batida para garantir que você esteja afinado, ao contrário de outros app de canto. Com o Voloco, usar suas batidas é grátis.

Em se tratando de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E-A-D-G-B-E.

Bpm no metrônomo
Quando sincronizamos o metrônomo para nos auxiliar no tempo de uma determinada música, ajustamos ele em “X” batidas por minuto. Quanto mais bpm, mais rápida será a música. O próprio nome já diz: batidas por minuto. Então, se fizermos o ajuste em 120 bpm, teremos 120 batidas a cada um minuto.

Existem três tipos principais de metrônomos: metrônomos de software, metrônomos mecânicos e metrônomos digitais.

Como ouvir o Metrônomo nos ensaios
Você vai ligar os dois cabos P10 em qualquer canal da mesa de som do estúdio de ensaios, e coloque num volume maior que o volume da banda, para que todos ouçam com clareza. Nessa hora o que vale é a atenção e a persistência.

O “Prog”, como foi apelidado, é um gênero do trance que tem sua estrutura musical sendo construída por meio da adição de novos elementos na música.

O Techno original é mais rápido do que o House, indo de 130 a 145 BPMs e geralmente não contém as famosas palminhas - características da House e da Disco.

Algumas das diferenças mais marcantes entre os dois subgêneros são: Groove: o tech house tem um groove mais leve e dançante, enquanto o techno é mais pesado e rítmico. Melodia: o tech house é mais melódico e incorpora elementos de house music, enquanto o techno é mais minimalista e abstrato.

O estilo das tracks é geralmente repetitivo e instrumental e o BPM tende a variar entre, aproximadamente, 120 a 150, dependendo do estilo de Techno.