Como descobrir minha descendência grátis?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Por Mariana Pessoa

  1. Ancestry. Com um vasto banco de dados do mundo inteiro, o Ancestry é perfeito para você criar a árvore da sua família, pois dá acesso a registros históricos. ...
  2. FamilySearch. O FamilySearch é outro site para criar a sua árvore genealógica gratuita. ...
  3. MyHeritage. ...
  4. Geneanet. ...
  5. Arquivo Nacional.

Para se certificar de que seus registros estão corretos, consultar obituários, certidões de nascimento e casamento é uma boa opção. Nesses documentos, é muito comum descobrir inconsistências, como nomes escritos de formas diferentes. É aí que pode haver pistas sobre a família.

O Family Search é um site internacional, ligado ao maior acervo genealógico do mundo. Basta você fazer o seu cadastro nele e preencher os dados pessoais, bem como o nome, a data e o local de nascimento e casamento e, também, a data de falecimento de seus familiares.

Sites específicos para busca de imigrantes
Se você tem o nome e data de nascimento de um parente, pode verificar se ele é português. A busca por sobrenome também ajuda bastante, principalmente se você está trabalhando na árvore genealógica da família. O Family Seach é uma ótima ferramenta nesse caso.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

SuperSearch – nosso mecanismo de pesquisa genealógica pode ser utilizado gratuitamente em http://www.myheritage.com.br/research. SuperSearch contém diversas coleções gratuitas e pagas. Pesquisar é gratuito, mas para ver o registro em si talvez seja necessário ter uma Assinatura de Dados.

Sobre Heritage Scanner
Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance. O app possui um algoritmo capaz de analisar as imagens a fim de localizar traços que correspondem a registros de seus antepassados até que seja possível determinar um local ou etnia de origem.

No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo! Basta clicar no botão Baixar o infográfico.

Faça busca em sites de mapeamento familiar
Forebears – apesar do site não oferecer uma busca completa sobre a sua árvore genealógica, ele fornece a origem do seu sobrenome, o que já pode ser uma dica para na sua busca pela ascendência portuguesa.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

Como funciona. Na Itália, não há limite de gerações para solicitar a cidadania por descendência e o reconhecimento é automático. Por isso, podemos considerar que a Itália lidera a lista dos países mais fáceis de obter cidadania.

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania. O interessado deverá iniciar uma série de procedimentos legais para a obtenção desse documento.

Descendência é um nome que damos aos filhos, netos, tataranetos, enfim: aos filhos e parentes que nasceram a partir de um ser vivo. Assim, os filhos de um casal são descendentes dele; assim como seus netos, e todas as gerações seguintes.

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas. A maior parte dos sobrenomes brasileiros têm origem portuguesa e remontam o período colonial do país.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Sim, o FamilySearch realmente é grátis.