Como descobrir meus antepassados pelo sobrenome grátis?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Por TechTudo

  1. Entre no site do SIAN (sian.an.gov.br) e clique em “Acessar pelo gov.br”, caso já tenha um cadastro em serviços do Governo. Se não tiver, toque em “Não tenho cadastro” e em “Brasileiro”. ...
  2. Digite seu CPF e sua senha no site do Governo Federal. ...
  3. Por fim, busque pelo sobrenome que você deseja saber a origem.

FamilySearch é uma plataforma gratuita capaz de ajudar o usuário a descobrir a origem do seu sobrenome e a sua genealogia. O site dispõe de um grande catálogo de pessoas e árvores genealógicas, que podem ser úteis para encontrar antepassados e possíveis familiares ao redor do mundo.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

O Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública é um dos sites mais completos para encontrar registros por descendência. Isso porque a plataforma disponibiliza os registros de inúmeras pessoas que emigraram para o Brasil, desde 1875.

O FamilySearch International oferece serviços gratuitos de história da família online e acesso a seu banco de dados genealógicos. Com o FamilySearch, você pode encontrar nomes de familiares em registros históricos, trabalhar em sua árvore genealógica juntamente com sua família, preservar recordações e muito mais.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Quando alguém fala em ascendente, geralmente faz-se referindo aos nossos antepassados. Ou seja, nossos ancestrais. São os indivíduos que deram origem à nossa linhagem. Logo, os ascendentes são pais, avós, bisavós, etc.

Qual a ordem da árvore genealógica
A partir de registros históricos, a genealogia da família é traçada, assim, a montagem da árvore genealógica é feita a partir do antepassado mais antigo que se tenha conhecimento dos dados.

  1. Reúna informações sobre sua família. Escreva tudo o que já sabe, peça para a sua família complementar as informações e junte fotos e documentos. ...
  2. Faça um esboço da árvore genealógica. ...
  3. Adicione informações em cada folha. ...
  4. Distribua seu diagrama de árvore genealógica.

Ancestral é relativo ao familiar mais antigo de uma pessoa, quem vem antes dela. Geralmente, quando se fala de ancestral (também conhecido como antepassado) é comum que remetamos aos avós e familiares antes deles, de quem se descende.

Segundo um levantamento do site “Nós, portugueses”, os 10 sobrenomes (apelidos) mais comuns em Portugal são: Silva, Rodrigues, Fernandes, Gonçalves, Santos, Pereira, Costa, Ferreira, Gomes e Martins.

Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.

Com isso, uma pergunta comum vem à tona: Afinal, é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome? Antes de qualquer coisa, saiba que NÃO é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.

Silva

O sobrenome Silva é o mais popular no Brasil com mais de 9 milhões de pessoas usando. Seguido por Santos com 4 milhões, Pereira, Alves e Fereira também com 4 milhões.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes Para o melhor pai do mundo, o mundo.

Ligação entre o sobrenome e a genética
Metade do DNA é proveniente da mãe e a outra metade do pai, ou seja, 50% de cada. Da mesma forma que herdamos o material genético dos nossos pais, os sobrenomes também passam dos pais para todos os filhos, de geração em geração.

O avô e o neto têm parentesco de segundo grau. Na linha colateral, há que se subir até que se encontre o tronco comum e dele descer até a pessoa cujo parentesco se quer graduar. Assim, os irmãos são colaterais em segundo grau, porque se remontam até o pai e, descendo em seguida, duas gerações se registram.

Veja: 2º grau: (irmãos). 3º grau (tios e sobrinhos). 4º grau (tios-avós, primos e sobrinhos-netos).