Como descobrir dízima?

Perguntado por: lporto4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.

Dízima periódica composta é quando analisamos a parte decimal (parte depois da vírgula) e observamos que antes do período aparece um número que é diferente dele. Veja os exemplos: a)4,27777... (analisando a parte decimal podemos notar que antes do período 7 aparece um número diferente, no caso o número 2).

geratriz da dízima 0, 3. 1 3 = 3 9 = 4 12 = 5 15 = 6 18 = ... é a fração geratriz irredutívelda dízima periódica 0,33333… 1.

A multiplicação entre um número decimal e um número natural é feita da mesma maneira da multiplicação entre dois números naturais, o número natural deve multiplicar todos os algarismos do número decimal, devendo manter a posição da vírgula, ou seja, considerando a mesma quantidade de casas decimais.

Decimais exatos
Isso significa que sua parte decimal tem uma determinada quantidade de números que param num determinado valor posicional.

A dízima periódica é a representação numérica de números decimais,quaisquer que sejam eles, em que um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem. A este algarismo que se repete por diversas vezes, seja ele simples ou composto, dá-se o nome de período.

Se o próximo dígito à direita dos números necessários for maior ou igual a cinco, o último dígito necessário será aumentado em uma unidade. Se o número à direita dos números necessários for menor que cinco, o último número necessário não será alterado. Nesse caso, o próximo dígito necessário é um seis.

Coloca-se o período no numerador da fração e, para cada algarismo dele, coloca-se um algarismo 9 no denominador. Nesse caso, temos uma dízima simples e a parte inteira diferente de zero. Aqui, a dica é um pouco diferente: para cada algarismo do período ainda se coloca um algarismo 9 no denominador.

Uma dízima periódica pode ser representada na forma de uma fração. Quando dividimos o numerador de uma fração pelo denominador, encontramos a representação decimal do número, se essa representação decimal for uma dízima periódica, a fração é conhecida como fração geratriz da dízima.

Escrever frações na forma de números decimais
Para converter uma fração num número decimal, dividimos o numerador pelo denominador.

Portanto, 13/9 é a fração geratriz de 1,4444...

A fração geratriz de 0,555... é 5/9.

Arredondamento é o nome dado à dispensa de casas decimais em um número decimal. Esse procedimento geralmente é feito quando as casas dispensadas não possuem grande relevância no resultado, como acontece quando a conta de um restaurante é R$ 100,00 exatos a serem divididos para três amigos.

O primeiro método consiste em “andar” a mesma quantidade de casas decimais, ou seja, multiplicar por potências de 10 até que a vírgula não esteja mais presente. O segundo método consiste em representar os números em forma de fração e realizar a divisão de frações.

Os números decimais podem ser escritos na forma de frações. Para converter um número decimal em ma fração, coloque o número após a vírgula sobre o seu valor posicional. Por exemplo, em 0,6, o seis encontra-se na casa dos décimos, então colocamos 6 sobre 10 para criarmos a fração equivalente 6/10.

Dízima finita é um número decimal cuja parte decimal tem fim. O número de casas decimais indica o comprimento da dízima. As frações decimais e as que lhes são equivalentes são sempre representadas por dízimas finitas.

Assim, a fração geratriz da dízima 2,7777... é 25/9.