Como descobrir a verdadeira personalidade de uma pessoa?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Por isso, é ideal fazer essas 16 perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa:

  1. 1. quais são seus hobbies?;
  2. 2. qual é a sua maior paixão?;
  3. 3. qual é o seu maior sonho?;
  4. 4. qual é o seu maior medo?;
  5. 5. qual é o seu livro ou filme preferido?;
  6. 6. que tipo de conteúdo você consome nas redes sociais e na internet?;

No site do MBTI você encontra detalhes de como pode fazer o teste de personalidade onde constarão perguntas para conhecer a personalidade de uma pessoa e permitirão você conhecer a sua segundo os termos do modelo. Esse modelo aponta a existência de quatro dicotomias, ou seja, dimensões de lados opostos.

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As teorias de traços de personalidade há muito tentam definir exatamente quantos traços de personalidade existem.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Na nossa listagem acima, você pode ter reparado que a personalidade ISFJ – O Defensor não apareceu. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, este é o tipo mais comum, sendo aproximadamente 13% da população mundial.

Diante disso, para saber mais a fundo qual o seu tipo de personalidade, o ideal é procurar ajuda psicológica. Nesses casos, testes mais complexos e específicos serão aplicados, a fim de desenhar um panorama mais fidedigno do tipo de personalidade.

INFJ

Já a mais rara é a INFJ (Advogado) que é considerada presente em apenas 1% da população mundial. Outras personalidades menos presentes na sociedade são INTJ (Arquiteto) com 2% e INTP (Lógico) e ENTJ (Comandante) com 3%.

Advogado (INFJ)
Idealistas, místicos, mas capazes de tomar medidas concretas para alcançar seus objetivos. Com opiniões fortes, buscam aquilo que acreditam, tentando sempre impactar positivamente os que estão à sua volta. É a considerada personalidade mais rara, já que representa menos de 1% da população mundial.

ENTJ

ENTJ – Extrovertido, Intuitivo, Pensador, Julgador
Os ENTJs são líderes naturais e costumam ser honestos, racionais e têm facilidade para tomar decisões.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.

7 ou 14 anos

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

Segundo o filósofo Platão; quais são os 3 tipos de caráter que moldam as almas das pessoas

  • Caráter concupiscível.
  • Caráter irascível.
  • Caráter racional.