Como descobrir a sua pegada?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Divide-se a biocapacidade do planeta (a quantidade de recursos ecológicos que a Terra é capaz de gerar naquele ano), pela Pegada Ecológica da humanidade e multiplica-se por 365, o número de dias em um ano.

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida.

Entre as formas de consumo, a pegada analisa diversos itens, como a alimentação, transporte, energia e bens e serviços. Podemos dizer, portanto, que a pegada expressa a área (em hectares) que uma população usa para conseguir seu sustento.

A pegada ecológica brasileira é de 2,9 hectares globais por habitante, indicando que o consumo médio de recursos ecológicos pelo brasileiro é bem próximo da média mundial da pegada ecológica por habitante, equivalente a 2,7 hectares globais.

A humanidade necessita hoje de 1,5 planeta para manter seu padrão de consumo, colocando, com isso, a biocapacidade planetária em grande risco. Projeções para o ano de 2050 apontam que, se continuarmos com este padrão, necessitaremos de mais de dois planetas para mantermos nosso consumo.

A Pegada Ecológica é o indicador mais conhecido quando se fala em medir os impactos da ação humana sobre o meio ambiente. Mas ela não está sozinha e, juntamente com a Pegada de Carbono e Pegada Hídrica, forma o que chamamos de Família de Pegadas.

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.

De acordo com os dados usados para calcular o Dia da Sobrecarga da Terra, precisamos de 1,7 planeta para manter os padrões atuais de produção e consumo.

7 atitudes assertivas para reduzir a sua pegada ecológica

  • Sempre que possível, vá a pé ou de bicicleta. ...
  • Não é mais opção, é obrigação: recicle! ...
  • Repense seus hábitos de consumo. ...
  • Otimize o consumo da água. ...
  • Busque reduzir o consumo de proteína animal. ...
  • Evite ao máximo os plásticos descartáveis. ...
  • Não desperdice comida.

Desmatamento , Queimadas , Biopirataria , Mineração , construção de usinas hidrelétricas , entre muitos outros fatores .

Evite alto consumo diário de carne animal, produtos industrializados e de fast food, com embalagens. Faça a coleta seletiva de lixo, evite substituir aparelhos que agregam alta tecnologia desnecessariamente e reduza o consumo de produtos descartáveis.

É importante conhecer a pegada hídrica para que possamos ter hábitos mais conscientes de consumo. É apenas sabendo o quanto coisas comuns impactam o planeta que podemos avaliar se deveríamos ou não continuar a fazer estas coisas, se elas valem ou não o impacto que causam.

Os Emirados Árabes e seu petróleo ocupam o 1º lugar no ranking das maiores pegadas, com 10,7 hectares globais. Já o Brasil tem só 2,9 hectares globais, uma consequência de sua vasta biodiversidade.

Como se calcula a Pegada Ecológica? A Pegada Ecológica mede a quantidade de terra biologicamente produtiva e de área aquática necessárias para produzir os recursos que um indivíduo, população ou atividade consome para absorver os resíduos que gera, considerando a tecnologia e o gerenciamento de recursos prevalecentes.

A pegada de um indivíduo médio nos Estados Unidos é de 9,4 hectares globais (equivalente a cerca de dez campos de futebol); nos países da União Européia é de 4,7 hectares globais, embora o país com a maior pegada per capita seja os Emirados Árabes Unidos (9,5 hectares globais).

Medir os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais é o objetivo da Pegada Ecológica, uma metodologia criada por pesquisadores da Global Footprint Network (GFN). Ela nos dá elementos para repensar nosso consumo e adequá-lo à capacidade ecológica do planeta.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

O 22-b foi o primeiro planeta que a missão Kepler confirmou estar posicionado em uma zona habitável. O exoplaneta tem 2,4 vezes o tamanho da Terra — o menor já encontrado em área que pode abrigar vida.

“Nossa pegada ecológica é bastante afetada pelo consumo de alimentos, principalmente o de carne bovina. O brasileiro consome o dobro da média mundial de carne, que é um alimento de alto valor, pois precisa de mais área do que a agricultura, por exemplo.

Sustentabilidade = QA x 100 / QTOTAL – QN/A
A prioridade dos critérios é definida através dos percentuais obtidos com a aplicação da fórmula acima apresentada, do menor para o maior percentual.