Como descobrir a raiz de um gráfico?

Perguntado por: ialbuquerque5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A raiz, ou o zero de uma função do primeiro grau, é o ponto de encontro entre essa função e o eixo x. Para obter esse ponto, existem duas alternativas: 1 – Desenhar o gráfico da função e observar em que ponto ele toca o eixo x. 2 – Fazer y = 0 e descobrir o valor de x relacionado a ele.

Para verificar se um número é raiz de uma equação, devemos obedecer à seguinte sequência:

  1. Substituir a incógnita por esse número.
  2. Determinar o valor de cada membro da equação.
  3. Verificar a igualdade. Sendo uma sentença verdadeira, o número considerado é raiz da equação.

A raiz quadrada é uma operação básica e importante da Matemática. Se trata da operação inversa da potenciação. Assim, calcular a raiz quadrada de um número n é descobrir qual número elevado ao quadrado resulta em n. Por exemplo, a raiz quadrada de 9 é igual a 3, pois, 3² é 9.

As raízes de uma função são os pontos nos quais o gráfico dessa função encontra o eixo x do plano cartesiano. No caso das funções do segundo grau, o número de raízes pode ser 0, 1 ou 2. Se a função possui duas raízes, o melhor a ser feito é usá-las na construção do gráfico.

Uma vez que tivermos uma fórmula, devemos impor as condições do gráfico, substituindo o x e o y=f(x) para cada ponto que pertence a função. Isso nos dará um sistema, possivelmente linear, que permitirá determinar os parâmetros e encontrar a expressão da função.

Resposta verificada por especialistas
Dada a função do enunciado, f(x)=3x-6, temos que a sua raiz é igual a 2, nesse exercício de função matemática.

A raiz dessa função será 1,5.

Resposta verificada por especialistas
Na equação do 1º grau 20x-4=5x, encontramos que o valor de x=4/15.

Podemos concluir que x=10 é raiz da equação.

Quando nos depararmos com uma raiz de outra raiz, basta conservar o radicando e multiplicar os índices das raízes.

Basta você multiplicar um número por ele mesmo, o resultado será o número o qual você está procurando a raiz, exemplo: 9x9=81, então sabemos que raíz de 81 é 9.

O número -3 é a raiz da equação x2- 7x - 2c = 0.

De acordo com essa classificação, raízes podem ser: As plantas que vivem na água apresentam raízes aquáticas. Terrestres: quando são subterrâneas, como aquelas apresentadas em feijão, cenoura e beterraba. Aquáticas: quando se desenvolvem submersas na água, sendo típicas de plantas aquáticas, como alface-d'água.

A função raiz é aquela que possui uma variável dentro do radical. Para encontrar o domínio da função raiz, é necessário analisar o índice do radical. Se o índice da raiz for par, no radicando só haverá valores reais positivos. Se o índice da raiz for ímpar, o domínio será os números reais.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

é a forma conjugada do verbo ler na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo: Ele a revista.
...
Ler é a forma do verbo no infinitivo:

  1. Vou ler a revista.
  2. É para ler o livro.
  3. Pode ler, por favor?

Pela definição de função afim, temos que ela é determinada pela seguinte expressão f(x)=ax+b, ou seja, para determinar tal função, basta encontrarmos os coeficientes a, b. Veremos que para descobrir estes coeficientes precisamos apenas de dois pontos e o valor da função nesses pontos.

1º passo: As raízes da função são os pontos em que a parábola toca o eixo x, logo queremos encontrar os pontos (x', 0) e (x”,0). Já temos dois pontos para o gráfico, o ponto A(4,0) e o ponto B (2,0). 2º passo: encontrar o vértice da parábola. Então o vértice da parábola é o ponto V(3, -1).

O gráfico de uma função é a imagem que essa função possui. Através do gráfico, podemos identificar qual é o tipo da função. Quando trabalhamos com funções, a construção de gráficos é de extrema importância. Podemos dizer que assim como vemos nossa imagem refletida no espelho, o gráfico de uma função é o seu reflexo.

A raiz da função f(x) = –2x+8 é:
10.