Como descobrir a rainha dos cupins?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Procure por um cupim lento, com um abdômen branco e gigantesco. Essa é a rainha.

A rainha e o rei são os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.

Na verdade, “cupim” é epiceno, ou seja, o mesmo nome pode se referir a ambos os sexos. Assim, o feminino de “cupim” é “cupim fêmea”. O coletivo de “cupim”, por sua vez, é “cupinzama”.

Rachaduras, buracos e barulhos
Assim, é possível identificar quando isso acontece. Basta dar batidinhas na tábua para ouvir a diferença no som da área atingida. Aliás, alguns ouvidos mais sensíveis conseguem escutar até o barulho dos cupins mastigando, que é bem parecido com o de papel sendo amassado.

Conheça os principais sinais que indicam que seu imóvel pode estar infestado por cupins:

  1. Pequenos montes de granulados espalhados pelo imóvel. ...
  2. “Túneis” dos cupins. ...
  3. Rachaduras na superfície de móveis de madeira e nos pisos. ...
  4. Sujeira e pó do drywall ou gesso. ...
  5. Sinais semelhantes aos de infiltrações.

Os predadores naturais do cupim são o tamanduá e a formiga, mas não parece muito legal ter um tamanduá em casa para acabar com eles e nem criar uma colônia de formigas para dar conta do recado, o problema com as formigas seria maior.

Os cupins são os grandes construtores do mundo dos insetos. Os enormes cupinzeiros da espécie africana Macrotermes podem medir 8 metros de altura e mesmo uma colônia média pode chegar a cerca de dois milhões de integrantes.

O vinagre pode ser usado no combate ao cupim, desde que a infestação seja detectada logo no início. O produto deve ser dissolvido em uma proporção 1:1, ou seja, em partes iguais de vinagre e de água. A solução mata o cupim de madeira e evita que novos insetos recolonizem a peça.

Porém, após perder as asas, os cupins andam para um local seguro. E esse local pode ser um móvel, rodapé, trinca de porta ou algum objeto que contenha celulose. O corpo do cupim é tão fino e escuro que pode até se confundir com o chão, se este for escuro ou de taco, por exemplo.

Ácido Bórico
O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Ovos. O ciclo de vida dos cupins começa com a cópula entre o rei e a rainha, que são os responsáveis pela reprodução. Após a fertilização, a fêmea põe os primeiros ovos em locais escondidos e protegidos da luz do sol. Os ovos são brancos, ovais e bem pequenos e, geralmente, são postos dentro do solo ou alvenarias.

Cupins Subterrâneos/Solo
São mais agressivos e possuem uma sociedade muito bem organizada. Podem se alojar dentro de concreto, comprometendo toda a estrutura de alvenaria de uma casa e até grandes prédios.

O cupim é um inseto que se alimenta da madeira e, normalmente, não pica os humanos. De qualquer forma, segundo a médica, os repelentes habituais protegem também contra as possíveis picadas destes insetos. Os insetos não são vetores ou causadores de doenças.

Reprodução. A reprodução externa dos cupins acontece com a revoada dos machos alados, que saem da colônia para encontrar ambientes favoráveis à criação de uma nova sociedade. Após a formação de um casal entre um macho alado e uma fêmea, os cupins pousam e perdem suas asas, sendo denominados dealados.

Lavanda. Os cheirinhos são belos aliados para deixar essas pragas longe da sua casa, né? Misture algumas gotas de óleo essencial de lavanda na água que você usa para borrifar a roupa antes de passar. Se preferir, também pode montar sachês com o aroma e espalhar pela casa.

Querosene é uma ótima arma contra os cupins, mas por ser um produto tóxico deve ser usado com cuidado e proteção. Óleos lubrificantes e desengripantes (como o famoso WD40), também. Como fazer: Basta passar o querosene no local atingido pelos cupins, ou encharcar a peça, caso as colônias sejam muito grandes.

Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.