Como descobrir a mentira de um homem?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Como saber se o marido está mentindo: principais dicas

  1. Atente-se aos olhares. ...
  2. Muita gesticulação. ...
  3. Mentira reforçada três vezes. ...
  4. Autocorreção. ...
  5. Fingir que não entendeu a pergunta. ...
  6. Histórias inconsistentes. ...
  7. Responder perguntas com perguntas. ...
  8. Culpar persistentemente outras pessoas.

Por exemplo, você poderia perguntar, “quantos anos você tem?”, “qual ano que você nasceu?”, “com qual idade você entrou no ensino médio?”. Note que todas essas perguntas levam a um lugar só. Mas, se a pessoa estiver mentindo, provavelmente você notará algumas inconsistências ou dificuldades para resposta.

Mentirosos costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

Como descobrir quando alguém está mentindo por mensagem de texto:

  1. Frases muito longas. ...
  2. Palavras que não comprometem. ...
  3. Insistência. ...
  4. Impessoalidade. ...
  5. Respostas evasivas. ...
  6. Excesso de cuidado. ...
  7. Mudança repentina de tempo verbal. ...
  8. Histórias inconsistentes.

Quando a pessoa mente e você sabe a verdade
Se a pessoa que mente é sua parceira, o mais aconselhável é falar com ele ou ela com calma e contar que você sabe da mentira. Pergunte o motivo de suas mentiras e explique que as relações geralmente não funcionam se não há sinceridade.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Quais são os sinais de traição no casamento?

  1. Hora extra no trabalho. ...
  2. Preocupação excessiva com bem-estar do parceiro. ...
  3. Mudança de comportamento ao utilizar o celular. ...
  4. Mudanças na comunicação. ...
  5. Mudança na aparência e novos hobbies. ...
  6. Mudanças na vida sexual.

Demonstrando sinceridade. Ofereça provas sobre o que aconteceu. O melhor jeito de se provar que não está mentindo é oferecer evidências que contradigam diretamente as acusações falsas. Se conseguir encontrar qualquer modo de demonstrar que está falando a verdade, faça-o com provas.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Basicamente que o cérebro de um mentiroso estabelece muitas conexões a mais entre suas memórias e ideias. Essa maior conectividade permite a eles que haja consistência em suas mentiras, e um acesso mais rápido a essas associações.

Preste atenção no uso de palavras como “mesmo”, “realmente” e “de verdade”; e nas repetições de frases. Essas construções enfáticas indicam que a pessoa quer muito que você acredite no que ela diz. Alguns mentirosos abusam delas.

Se o seu parceiro é um mentiroso, enfrente-o. Fale como você se sente em relação ao hábito que ele tem de mentir e como isso está abalando a sua confiança. Caso ele esteja mentindo para não te magoar, assegure-o de que ele pode ser honesto com você. Assim, ele pode falar sem ser desonesto sobre o que está acontecendo.

A mentira pode ser considerada uma patologia e tem um nome: mitomania. Neste quadro clínico inserem-se as pessoas que contam mentiras compulsivamente. De acordo com Júlia Machado, “este tipo de comportamento é causado por um transtorno/perturbação psicológico/a.

2. Parece que esconde algo no celular ou computador. Se o seu namorado ou marido fica preocupado ou nervoso quando você pega o celular ou computador dele, esse é mais um sinal de que algo está errado. Isso porque a pessoa pode estar com medo ou tentando evitar receber ligações ou mensagens enquanto você está presente.

A pessoa que trai não está preocupada em atender ou renovar a sua relação com você e entrega-se a essa nova aventura, sem remorsos. Sobrevém o tédio, a perda de interesse, a comunicação falha, a solidão etc.

O comportamento do homem que trai a esposa é de alguém preocupado, apreensivo e até mais encorajado. A traição pode fazer com que o homem fique até viciado em esconder coisas, mentir e em se sentir mais corajoso.

Baixa autoestima
O perfil do traidor compulsivo também costuma implicar que a autoestima dessa pessoa depende, em grande parte, da busca de aprovação externa nesse jogo de sedução que nasce a partir do desejo de agradar e sentir-se desejado nos olhos dos demais. Portanto, isso esconde uma segurança pessoal frágil.

Nada motiva mais um homem a fazer uma coisa do que pensar que somente ele poderá fazer. Mostre para ele o quanto ele é importante, faça elogios exclusivos mostrando o quanto você aprecia os detalhes que só ele tem e como ele faz aquilo de uma forma especial.