Como descobrir a função sintática de uma palavra em uma frase?

Perguntado por: avilela4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Tipos de função sintática

  1. Para reconhecer a função sintática de sujeito da oração, pode-se questionar ao verbo “quem?” ou “o que?”. ...
  2. O predicado é toda a parte da oração que possui o verbo, excluído o sujeito. ...
  3. Os complementos verbais são termos que se ligam aos verbos para completar o sentido da frase.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização dos termos em um período. Esse pode ser simples, quando há um só verbo. Por exemplo: Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira. Também pode ser composto, quando há mais de um verbo.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

Para reconhecer a função sintática de sujeito da oração, pode-se questionar ao verbo “quem?” ou “o que?”. No caso, seria “quem atendeu perfeitamente?” e a resposta obtida, “Matheus, representa o sujeito da oração.

Dessa forma, as funções sintáticas são as seguintes:

  • Essenciais: sujeito e predicado.
  • Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
  • Acessórios: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.

Como fazer a análise sintática
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.

Quando – Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo. Avisarão o momento quando deveremos nos apresentar.

Morfossintaxe do substantivo Nas orações de língua portuguesa, o substantivo em geral exerce funções diretamente relacionadas com o verbo: atua como núcleo do sujeito, dos complementos verbais (objeto direto ou indireto) e do agente da passiva.

Função sintática é o papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração. A função de cada termo da oração é determinada pela análise sintática. Nesse tipo de análise, cada termo da oração é estudado de acordo com o sentido e posição que ocupa na oração, estabelecendo relação com os restantes termos.

As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos. Na frase "Saímos", por exemplo, há um sujeito implícito na terminação do verbo: nós.

Conforme vimos na leitura do artigo até aqui, as funções sintáticas são divididas em essenciais (sujeito e predicado); integrantes (agente da passiva, complemento verbal e nominal); acessórios (aposto, vocativo, adjunto adnominal e adverbial).

A análise sintática é o estudo da função de cada termo de uma oração. Um termo, ou palavra, pode ser classificado de forma diferente de acordo com a função que desempenha na oração.

E para que possamos identificar tal função, torna-se necessário conhecermos acerca de todos os elementos sintáticos, representados por: sujeito, predicado, complemento nominal e verbal, adjunto adnominal, vocativo, aposto, agente da passiva, entre outros.

Significado de Sintático
adjetivo Relacionado com a sintaxe, com a parte da gramática que se dedica ao estudo das palavras enquanto constituintes de uma frase. Em conformidade com as regras da sintaxe: o texto não possui correção ou perfeição sintática. expressão Sistema sintático.

Assim, podemos concluir que o adjetivo desempenha a função sintática de adjunto adnominal ou de predicativo de acordo com a relação estalecida com o substantivo.

De acordo com a gramática portuguesa, esses termos são divididos em: Termos essenciais da oração: sujeito e o predicado da oração; Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

A expressão "por uma névoa" pode desempenhar a função sintática de adjunto adverbial de modo, indicando a maneira como algo é feito. Por exemplo: "Ele caminhava por uma névoa densa." Nesse caso, "por uma névoa" indica como ele caminhava.