Como descobrir a abscissa de um ponto na reta numérica?

Perguntado por: egois . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Ao posicionarmos um ponto sobre a reta numérica é possível indicar a sua exata localização através de um número real, que representa de qual dos lados da origem ele se encontra e a que distância. Esse número é chamado de abscissa.

Percebemos que o cálculo da abscissa xM é a média aritmética entre as abscissas dos pontos A e B. Assim, o cálculo da ordenada yM é a média aritmética entre as ordenadas dos pontos A e B.

A abscissa de um ponto é a medida assinada de sua projeção no eixo primário, cujo valor absoluto é a distância entre a projeção e a origem do eixo e cujo sinal é dado pela localização na projeção em relação à origem (antes: negativo; depois: positivo).

3 resposta(s)
Abcissa do par (-10,5) = -10.

Uma abscisa (do latim abscissa, “cortada”) é uma coordenada horizontal num plano cartesiano retangular, que se expressa como a distância entre um ponto e o eixo vertical. O eixo de abscisas é o eixo de coordenadas horizontal.

As duas retas são chamadas de eixos: Eixo das abscissas: reta x. Eixo das coordenadas: reta y.

Bissetriz dos quadrantes ímpares
Um dos seus pontos será (0,0) e todos os outros pontos pertencentes à reta b terão as ordenadas e abscissas iguais, por exemplo, (4,4), (5,5), (6,6), (7,7),... .

A parábola intersecta o eixo das abscissas (x) e o eixo das ordenadas (y). Dada uma função do 2º grau representada pela expressão y = ax² + bx + c, para descobrirmos se a parábola intersecta eixo x, devemos fazer y = 0 e resolver a equação do 2º grau com base na expressão ax² + bx + c = 0.

Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA)².

A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear.

A abscissa do vértice xv é dada pela fórmula: Já ordenada do vértice yv pode ser obtida calculando-se yv = f(xv), ou ainda através da fórmula: Vamos tomar como exemplo novamente a função y = -x2 + 10x - 14 e calcularmos as coordenadas do seu vértice para conferirmos com o ponto indicado na tabela inicial.

Denominamos módulo ou valor absoluto de um número inteiro a distância desse número até a origem da reta numérica.

Conforme as informações do enunciado o ponto Q tem abscissa igual a 4, logo, as coordenadas do ponto P e Q são: P(2,1) e Q(4,y). A distância de Q ao eixo das abscissas (eixo x) é igual a sua ordenada y.

Resposta verificada por especialistas
Todos os pontos na reta x=3 tem abscissa 3.

No primeiro quadrante todos os pontos têm abscissas e ordenadas positivas. No segundo quadrante ficam os ponto com abscissas negativas e ordenadas positivas.

Resposta. Resposta: A abcissa do ponto B é o número 2.

A) Para encontrar o ponto que tem a abscissa 2, você precisa procurar na reta x = 2. Qualquer ponto nessa reta terá a abscissa igual a 2. Por exemplo, um ponto na reta x = 2 pode ser (2, 4), (2, -1), (2, 0), etc.

O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.