Como desclassificar um licitante?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Serão desclassificados: I – as propostas que não atendam às exigências do ato convocatório da licitação. Neste caso, o licitante eivado será excluído da licitação e se verificará se o segundo classificado preenche os requisitos do Edital, sob pena de chamar o terceiro, e assim sucessivamente.

Ocorre que no pregão eletrônico é proibida a identificação prévia do licitante (como já ocorria no antigo Decreto 5450/05 e continua a regra no atual 10.024/19, art. 30, § 5º ). Quer dizer que apenas depois que finalizar a etapa de lances que saberemos quem concorreu com quem.

O ato de impugnar um Edital de Licitação deverá ser motivado por escrito e direcionado ao Presidente da Comissão de Licitação ou no caso de Pregão ao Pregoeiro.
...
utilizados para o julgamento das propostas são os seguintes:

  1. Menor Preço.
  2. Melhor Técnica.
  3. Menor Técnica e Preço.

Ocorre quando um sujeito se vale de violência, fraude, grave ameaça ou oferecimento de vantagem para afastar ou tentar afastar um licitante.

A empresa que não demonstrar que está de acordo com a exigências do edital será inabilitada ou desqualificada. Agora, quando se analisa a proposta apresentada pela licitante, aquela oferta pode ser considerada classificada, se estiver correta ou desclassificada se não estiver em conformidade com o edital.

O envio de proposta pode ocorrer a partir da data da liberação do edital no Comprasnet, até o horário limite de início da Sessão Pública. Durante este período o fornecedor poderá incluir, alterar ou excluir a proposta. Será exibida tela com os links “Cadastrar/Excluir” e “Consultar”.

À comissão de licitação, no regime da Lei nº 8.666/93, compete conduzir todas essas etapas e decidir sobre as questões que lhes são pertinentes, tais como a habilitação/inabilitação de licitantes e a classificação/desclassificação das propostas dos licitantes habilitados; reconsiderar, se for o caso, tais decisões, ...

A verdade é que o significado de licitante e licitador é o mesmo. A diferença está apenas na forma de escrever. Exatamente. O licitante ou licitador é todo fornecedor, seja pessoa física ou jurídica, interessado em vender para o governo.

Quem pode ser licitante? Todo aquele fornecedor, podendo ser uma pessoa física ou jurídica, interessado em vender para o governo (prefeituras, Estado, ministérios, estatais…) pode ser um licitante.

Art. 18. Até dois dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer cidadão ou licitante poderá impugnar o instrumento convocatório do pregão, na forma eletrônica.

Como dito anteriormente, a anulação de uma licitação deve ocorrer apenas diante dos denominados “vícios insanáveis”. Isto é, diante daqueles vícios que não são passíveis de serem corrigidos e que, por isso, inviabilizam a legalidade do certame como um todo ou o seu aproveitamento para a futura etapa de contratação.

O Licitante (empresa) também pode impugnar um edital, porém ele deverá impugnar “todo o edital da licitação”, sendo necessário conhecer todo o edital (não apenas uma parte, por exemplo). Se neste momento ele não o fizer, depois do início do edital não poderá mais.

Ausência do trabalho: o que a CLT diz. Existem, ainda, outros tipos de afastamentos previstos pela lei, de acordo com o Art. 473. Assim, a Consolidação das Leis do Trabalho prevê que o trabalhador tem direito a se ausentar do emprego por uma série de dias por doença, acidentes, motivos de força maior ou vontade própria ...

Tipos de Afastamento do trabalho

  • Falecimento;
  • Acidente de trânsito;
  • Trabalho nas eleições;
  • Serviço militar;
  • Acompanhamento médico de filhos menores que 6 anos;
  • Exames preventivos de câncer;
  • Nascimento;
  • Doação de sangue ou leite materno.

Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste ...

Na DESCLASSIFICAÇÃO a proposta do Licitante não foi aceita, ou seja, excluída a proposta devido à desconformidade com as exigências impostas pela autoridade.

A desclassificação ocorre quando o juiz decide que aquele crime não é da competência do Tribunal do Júri, ou seja, não é doloso contra a vida, e encaminha o processo para o juízo competente, no qual não há conselho popular.