Como descascar a beterraba crua?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Primeiro, deixe-as esfriar bem. Depois, umedeça um pano de prato limpo. Use esse pano para tirar a pele esfregando-a. Depois de descascar a beterraba, corte e descarte a parte de cima, fixada ao caule, e a outra ponta.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades.

Cozinhar a beterraba no vapor é forma que mais mantém os nutrientes. Se quiser cozinhá-las inteiras, é preciso deixar por 50 minutos no vapor ou até que fiquem macias. Elas cortadas levam cerca de 25 minutos.

manchas vermelhas? Fácil: só passar bastante limão e. lavar com detergente! Gostou?

Não descasque as beterrabas, pois a casca protege a leguminosa e mantém todos os nutrientes desse alimento. 2. Você pode cozinhá-las inteiras – que é o melhor modo – ou pode cortá-las ao meio, caso sejam grandes demais para a sua panela.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

A beterraba crua é um alimento rico em ferro e ácido fólico. Além disso, ela contém grandes quantidades de iodo, magnésio, sódio, cálcio, óxido nítrico, vitaminas do complexo B e oligoelementos.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Xarope de beterraba simples
Este xarope deve ser preparado com a beterraba crua, e pode ser usado para auxiliar no tratamento de tosse, anemia ou pressão alta. 1 beterraba crua; 2 colheres (de sopa) de açúcar.

"Na hora do cozimento da beterraba é importante jogar toda a água fora. Não é para reutilizar. Muita gente pensa que essa água é fonte de ferro, mas não é. Essa água é nociva à saúde, porque ela solta diversas enzimas que não fazem bem ao nosso organismo", destaca a profissional.

Precisando de uma ajuda extra para conseguir pegar no sono? A beterraba pode ser uma aliada nessas horas: o legume tem alto teor de magnésio e o déficit desse mineral está ligado a alguns tipos de insônia.

A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo. Já com a água do macarrão dá para preparar outros legumes.

Dica: Use somente vinagre branco (caso opte por usar vinagre mesmo). Evite outros tipos, como balsâmico ou de maçã ou vinho tinto, pois eles podem interferir no sabor e na cor das beterrabas.

Lave a beterraba.
Enxágue a raiz sob água morna corrente suavemente. Remova todos os traços de sujeira e detritos, especialmente se for servi-la crua. Se planeja cozinhar o vegetal, tome cuidado para não romper a pele, ou ela soltará “tinta” ao cozinhar.

Mas também pode levar você a acreditar que se trata de sangue. Tente recordar-se se consumiu a hortaliça nos últimos dias. Caso a coloração permaneça por mais do que 3 dias, é sempre importante procurar um gastroenterologista para avaliação.

Guardar alguns alimentos na geladeira como cenoura, beterraba e aipo tendem a deixá-los murchos muito rápido. Para evitar isso, você pode colocá-los em potes com água. Mas lembre-se, a beterraba solta a cor. Por isso, coloque em recipientes separados.

Modo de preparo: Bata no liquidificador as 2 beterrabas, 10 acerolas, meia xícara (chá) de açúcar e 1 litro de água gelada por 5 minutos ou até que tudo esteja totalmente triturado. Sirva bem gelado e aproveite!