Como descasca a pitaya?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Para descascar a pitaia, segure cada porção da casca com os dedos e puxe-as como se estivesse abrindo uma banana para expor a polpa branca e comestível. Você também pode cortar a fruta antes de descascá-la. O método escolhido não vai fazer nenhuma diferença.

A pitaya funciona como tônico cardíaco, ajustando a pressão arterial, ajudando na redução de riscos de desenvolver doenças cardíacas e de pressão alta. A pitaya vermelha é uma ótima fonte de gorduras mono saturada, ajudando o coração a se manter em boas condições.

O rosa vibrante dessa pitaya vem do licopeno, pigmento fortemente ligado à prevenção de câncer e doenças cardíacas. “Já a de polpa branca contém flavonoides com função antioxidante e anti-inflamatória”, conta a nutricionista. Logo, ambas merecem um cantinho na fruteira.

algumas pessoas a consideram cara. mas isso acontece por conta de seu cultivo. ser bem trabalhoso. já que necessita de uma polinização manual.

inteiro. congelar a polpa da pitaya para fazer sucos Geleia e vitaminas é a dica do programa de hoje.

Pitaya amarela: a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus) cuja polpa é branca e a casca amarela é considerada a mais doce e rara.

Rica em fibras, essa fruta tropical tem poder antioxidante, pois ajuda no funcionamento das células, na digestão e na pressão. Além disso, ela também auxilia no combate à anemia, já que também é rica em vitaminas e minerais.

Originária da América Central, a pitaya é uma fruta cada vez mais popular no Brasil devido aos seus inúmeros benefícios. Rica nas vitaminas B1, B2, B3, C e diversos minerais como o ferro, cálcio e fósforo, o seu sabor é doce, apesar dos índices baixíssimos de açúcar.

A pitaya, principalmente a vermelha, possui propriedades capazes de diminuir a resistência à insulina. Isso porque é rica em fibras e antioxidantes, como a betacianina, que atuam regulando os níveis de açúcar no sangue e melhorando condições como a pré-diabetes e prevenindo o desenvolvimento da diabetes.

Se a casca ceder um pouco, mas ainda assim se manter firme, significa que a fruta está no ponto certo. Use uma faca afiada para cortá-la ao meio e retirar o interior da pitaya com uma colher. Basta passar a colher pelas bordas da casca e remover, debaixo para cima, a sua polpa, de modo que você consiga desprendê-la.

A polpa da pitaya pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como saladas, sucos, vitaminas, geleiras, sorvetes e doces, por exemplo. Para comer a polpa da pitaya deve-se cortar a fruta ao meio, e, com a ajuda de uma colher, separar a polpa da casca.

Após aberta, o ideal é que seja consumida logo, para evitar a perda de nutrientes. Na geladeira, a fruta dura de dois a três dias.

Durante a oficina foram elaborados sorvete de pitaia vermelha, farinha da casca, quiche de casca de pitaia com cebola, bolo, geleia, risoto com a casca, broinhas com farinha de pitaia, pão, suco e molho com pitaia para acompanhar petiscos de peixe ou frango.

R$ 26,99/kg R$10,80 a unidade Aproximadamente 400g.

Dizem que a pitaya com polpa vermelha possui mais sabor, um gosto mais doce.

A fruta, da família cactaceae, é típica de regiões de clima quente e teve sua origem no México. No Brasil, o cultivo da pitaia começou na década de 90, com a produção concentrada no estado de São Paulo.

A Hylocereus lemairei se destaca pelo tom vermelho de sua polpa, que causa um efeito especial quando usada em drinques. Já a pitaya amarela com polpa branca é a que tem os frutos mais doces e saborosos, que medem até 12 cm de comprimento.