Como Descartes define o método?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O método de Descartes é o método da dúvida: a dúvida metódica ou dúvida cartesiana. Para a razão bem funcionar, é necessário limpar o terreno da mente de todo preconceito, é preciso, num primeiro momento duvidar de tudo, principalmente o que já se tem estabelecido como verdade absoluta.

Buscando verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração.

Descartes acreditava na matematização da física. Ele propunha uma metodologia dedutiva em que a matemática desempenhava um papel central. modo de investigação que partia dos primeiros princípios e deduções correspondentes. Tentou resolver os problemas da inércia e da queda dos corpos.

Um dos argumentos usados por Descartes para justificar o chamado dualismo de mente e corpo é o argumento da dúvida.

O "Discurso do Método" foi a obra em que Descartes lançou as bases do pensamento que viria modificar toda a história da filosofia. Alguns anos depois suas ideias foram retomadas nas "Meditações". O filósofo estava disposto a encontrar uma base sólida para servir de alicerce a todo conhecimento.

O método científico, então, funciona como uma espécie de manual que determina como as perguntas devem ser feitas durante a pesquisa. Mais do isso, orienta o pesquisador e o conduz de forma lógica a descobertas e interpretações científicas.

O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conhecimentos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

Bacon, considerado o fundador da ciência moderna, criou a base do método científico e defendeu que o conhecimento e o saber davam poder ao homem sobre a natureza. Mais tarde, Descartes estabeleceu os fundamentos do método científico e anunciou a frase: Cogito ergo sum (Penso; logo, existo).

A primeira do método cartesiano consistia em nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo evidentemente como tal.

É cartesiana, por exemplo, a visão de que o homem e o universo seriam máquinas: para Descartes, tal qual um relógio, o ser humano poderia ser compreendido (e, eventualmente, “consertado”) a partir das partes que o compõe.

O Racionalismo Cartesiano foi construído por Descartes. A base dessa teoria está no que o filósofo entendia como lógica. Ele defendia a ideia de que o ser humano é capaz de construir o próprio pensamento. Para ele, todo ser humano é formado por uma substância pensante (a mente) e por uma substância externa (o corpo).

Cogito, ergo sum

O esteio da filosofia de Descartes, pode ser resumida por sua famosa frase em latim: “Cogito, ergo sum” (penso, logo existo).

O Discurso do método de Descartes baseia-se na sua busca pela verdade de forma gradativa elevando pouco a pouco até o mais alto nível de conhecimento.

Estes quatro preceitos, a evidência, a divisão, a condução em ordem dos pensamentos do simples ao complexo e por fim fazer as enumerações completas e revisões, são capazes, como instrumento, de levar seu espirita à conquista da verdade.

Cogito, ergo sum é normalmente traduzida como Penso, logo existo, porém a tradução mais literal seria Penso, logo sou. O pensamento de Descartes surgiu da dúvida absoluta. O filósofo francês queria chegar ao conhecimento absoluto e, para tal, era preciso duvidar de tudo o que já estava posto.

Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a algures. A palavra método pode referir-se a diversos conceitos. Por exemplo, aos métodos de classificação científica.

As etapas do método científico são: observação, questionamento, formulação de hipótese, realização de experimentos, aceitação/rejeição das hipóteses e conclusão.

Esse conjunto de passos é importante também para que o pesquisador consiga repetir e chegar nos mesmos resultados.

  • Diferença entre métodos e técnicas. ...
  • Método Indutivo. ...
  • Método Dedutivo. ...
  • Método hipotético-dedutivo. ...
  • Método dialético. ...
  • Método Estatístico. ...
  • Método Comparativo. ...
  • Método Experimental.

Configura abaixo os principais métodos de pesquisa mais utilizados:

  • Pesquisa qualitativa. ...
  • Pesquisa quantitativa. ...
  • Pesquisa quali-quanti. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • Pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa de campo.

O método científico tem cinco passos básicos, mais um passo de retroalimentação:

  1. Faça uma observação.
  2. Faça uma pergunta.
  3. Formule uma hipótese ou uma explicação testável.
  4. Faça uma previsão baseada na hipótese.
  5. Teste a previsão.
  6. Repita: use os resultados para formular novas hipóteses ou previsões.

A aplicação correta e clara do método garante o rigor científico da pesquisa. Ou seja, o método dá o valor e a confiabilidade científica à pesquisa. Em outras palavras, protege a pesquisa da subjetividade do pesquisador e a direcionam à produção de conhecimentos válidos e científicos.