Como descartar uma gravidez química?

Perguntado por: rgalvao2 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A identificação da gravidez química se dá através da realização de um teste de gravidez de farmácia ou teste laboratorial de sangue indicando um resultado positivo, por conta da presença hormonal de hCG, contudo o processo pode parar por aí e a gestação, por diferentes razões, não ir adiante.

Aí, fica menstruada e nem se dá conta do que houve. A menstruação, mesmo com o atraso, vem estranha, mais vermelha e em mais quantidade que o normal, cheia de coágulos e mais intensa. Pode ter havido ou não a fecundação, mas a mulher não vai se dar conta.

A resposta para isso normalmente é que a mulher possui hormônios beta HCG sem gravidez. É um fenômeno não muito conhecido, mas que ocorre com muitas mulheres por diversas causas. Vamos falar hoje sobre como isso acontece e quais são os perigos que estão envolvidos nessa produção errada de hormônios.

A pseudociese costuma durar algumas semanas, mas há casos que persistem por meses ou anos. Em algumas mulheres, os sintomas desparecem após elas entrarem em “trabalho de parto”.

4O ideal é realizar o teste de gravidez após 13 a 15 dias da ovulação e, mesmo assim, o resultado pode ser bem fraco. 5Na dúvida, recomendamos esperar pelo atraso menstrual, de forma a evitar um falso negativo frustrante.

O exame de gravidez pode ser feito no primeiro dia de atraso na menstruação ou 10 dias após a fecundação. O hCG pode começar a ser produzido já no 5º dia da gestação.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

Porém, caso o exame aponte níveis hormonais entre 5 mlU/ml e 25mlU/ml, é recomendado realizar o teste novamente após três dias para que possa ser confirmada ou não a gestação. Quando os valores de beta HCG estão menores que 5 mlU/ml o resultado é negativo para gravidez.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

Tratamento da Gravidez Anembrionada

  1. Realizar o pré-natal completo, com acompanhamento médico regular;
  2. Evitar o consumo de álcool, tabaco e drogas durante a gestação;
  3. Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  4. Controlar as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão;
  5. Reduzir o estresse.

Ela se resolve espontaneamente. Se a mulher não estiver atenta às datas do seu ciclo, pode nem perceber que teve este tipo de gestação. Se desejar e assim que se sentir psicologicamente apta, a mulher já pode tentar engravidar no próximo ciclo menstrual após uma gravidez química.

Em torno da décima semana, os níveis de hCG estabilizam por um breve período, então começam a diminuir lentamente e, após o quinto mês, já estão baixos, visto que a função do corpo-lúteo — de secretar progesterona — é assumida pela placenta. Como dissemos, o hCG é um hormônio exclusivo da gravidez.

Um teste de gravidez funciona detectando o hormônio hCG, que geralmente só está presente em seu corpo se você estiver grávida. Um resultado de teste de gravidez positivo significa quase certeza de que você está grávida. Um verdadeiro falso positivo, quando você nunca esteve grávida, é incrivelmente raro.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

Trata-se de uma gravidez que parou o seu desenvolvimento muito precoce, logo após a implantação do embrião, podendo ocorrer tanto em uma gravidez espontânea quanto em uma gravidez após um tratamento, até mesmo após uma fertilização in vitro.