Como desbloquear uma memória traumática?

Perguntado por: oviana8 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

A intervenção psicoterapêutica através de EMDR (Eye Movement Dessensitization Reprocessing) é das técnicas mais rápidas e eficazes para desbloquear o sistema nervoso, de forma a permitir que o cérebro processe as experiências traumáticas e as armazene de um modo mais adaptativo.

Como disse acima, não é possível esquecer um trauma – ele irá acompanhar você pelo resto da vida. O que podemos fazer é ressignificá-lo, ou seja, dar um novo sentido para o que aconteceu. Isso irá lhe dar capacidade de superar o trauma passado e olhar para o futuro com esperança.

Temos certa facilidade em guardar as recordações ruins, mas pesquisas mostram que sons, luzes, medicamentos para hipertensão e anti-inflamatórios podem ajudar a enfraquecer memórias traumáticas.

O que foi descoberto
O que os pesquisadores descobriram, ao analisar ratos que passaram por situações traumáticas que promovem medo, é que esse mecanismo de extinção resulta em neurônios existentes no hipocampo que agem de maneira a reprimir o medo.

A amnésia dissociativa consiste em um tipo de amnésia (perda da memória) provocada por trauma ou estresse e resulta na incapacidade de recordar informações pessoais importantes. A pessoa tem falhas de memória, que podem durar de poucos minutos a décadas.

Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma. Qual é a missão do Mestre? Reconstruir e curar os corações feridos.

O melhor tratamento para traumas é a psicoterapia conduzida por um profissional especializado. Durante as sessões, é possível levar o paciente a elaborar melhor a situação, de modo que, gradualmente, ele modifique os seus padrões mentais negativos e ou que a repercussão emocional desse seja menos desorganizodora.

Veja como é simples desbloquear o subconsciente:

  1. Pegue uma folha e escreva o que você deseja melhorar ou eliminar;
  2. Se concentre, projete sua mente para o futuro e veja seu desejo concretizado;
  3. Rasgue o papel, esqueça o que pensou e durma.

A amnésia pós-traumática dura, habitualmente, de alguns dias a alguns meses. Se, na grande maioria dos casos, desaparece com relativa rapidez, outros há, mais raros, em que persiste por maior ou menor tempo, quiçá durante a vida toda do paciente.

Desapegar do passado é necessário não apenas para aproveitar o presente, mas para construir um futuro diferente.
...
Independente se o que aconteceu foi bom ou ruim, devemos deixar os acontecimentos passados irem embora naturalmente.

  1. Perdoe. ...
  2. Ressignifique. ...
  3. Enfrente medos. ...
  4. Faça novos planos. ...
  5. Aproveite o momento presente.

O transtorno de estresse pós-traumático dura mais de um mês. Ele pode ser uma continuação do transtorno de estresse agudo. Se os sintomas persistirem... leia mais ou surgir separadamente até seis meses após o evento.

Ok, e como se dá reset na mente? É simples: focalize a atenção na respiração. Concentre-se nos movimentos e sensações do ar entrando e saindo pelas narinas, ou inflando e desinflando o tórax, como se respirar dependesse de sua vontade. Respire normalmente, sem forçar.

Bloqueio de memórias
O que a psicóloga entende por esse paralelo? Que as memórias traumáticas que o nosso cérebro é incapaz ou não quer processar, porque foram capazes de alterar-nos em um nível fisiológico e emocional elevado, são isoladas e separadas para que não gerem emoções muito intensas e difíceis de suportar.

O tecido cerebral, que é destruído, não pode recuperar sua função, mas outras partes do cérebro podem aprender a assumir algumas tarefas da área destruída. A reabilitação pode ajudar esse processo de aprendizado. A extensão e a velocidade de recuperação da função não podem ser previstas com certeza.

7 dicas para melhorar a memória e manter o cérebro jovial

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo. Realizar muitas tarefas simultaneamente é a realidade de muitas pessoas na atualidade. ...
  2. Mantenha sua saúde em dia. ...
  3. Enriqueça seu cardápio. ...
  4. Tenha boa qualidade de sono. ...
  5. Pratique atividades físicas. ...
  6. Exercite seu cérebro. ...
  7. Descanse.

Para algumas pessoas que tiveram uma infância difícil, é difícil se lembrar desse período de suas vidas, por isso costumam dizer que não tiveram uma infância. Elas podem ter algumas lembranças soltas, mas que nada que seja relevante o suficiente para construir uma memória significativa.

Um determinado indivíduo que passa por uma situação traumática pode sentir medo e ficar impressionado, enquanto outra pessoa que passa pela mesma experiência pode sentir-se chocado e agradecido por estar vivo; portanto, as reações podem variar muito de pessoa para pessoa.

Como tratar o estresse pós-traumático?

  1. Permitir que a pessoa se reconecte com lugares, pessoas e situações que eram importantes, mas que ela se desconectou por causa do trauma;
  2. Ensinar a pessoa a lidar com a reação emocional que os flashbacks e as memórias que ela revive causam.

A falta de saúde emocional pode exceder os limites conjugais, com a IIE, o indivíduo fica limitado ás descargas emocionais e a instabilidade, isso impede a intimidade com o Senhor, sua e de seu cônjuge, limitando ou destruindo seu Chamado (Mateus 22:14).

"Trata-se de uma ferida psíquica, como uma fenda no ego, um dano em nossa estrutura que se manifesta de maneira diferente de pessoa para pessoa", explica a espiritualista Kélida Marques.