Como desbloquear o cérebro para aprender matemática?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Resolver exercícios é uma das melhores formas de praticar seus conhecimentos em matemática.
...
Veja alguns recursos básicos para ajudar nessa empreitada:

  1. As tabuadas de adição e de multiplicação;
  2. Conhecimento dos números quadrados até 15² (=225), bem como as potências;

Segundo a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.

Neuroimagens apontam que o raciocínio matemático baseia-se no processamento visual. O cérebro é composto por muitas áreas e rotas neurais que são ativadas e se comunicam entre si quando estudamos. Ao tentar resolver um cálculo, por exemplo, envolvemos as redes frontais, o lobo temporal medial e o hipocampo.

Para superar, a pessoa pode começar com atividades do ensino fundamental e fazer alguns exercícios por dia. Ser paciente é importante. Se precisar repetir várias vezes até acertar, tudo bem”, conta. Para Ana Lopes, leitura é fundamental e “deveria ser tão habitual quanto escovar os dentes”.

Como superar o bloqueio mental para estudar?

  1. Planeje seus estudos. Uma das maneiras de superar o bloqueio mental para estudar é ter um planejamento claro do seu cronograma de conteúdos. ...
  2. Elimine distrações. ...
  3. Use técnicas de produtividade. ...
  4. Pratique meditação.

Aprender acima de tudo com uma boa metodologia

  1. Não decore, compreenda. Pode até parecer contraditório em matemática, mas é inútil decorar os conteúdos se você não sabe como e onde utilizá-los. ...
  2. Não olhe a resposta. ...
  3. Adquira novos hábitos. ...
  4. Sempre praticar. ...
  5. Pergunte sempre. ...
  6. Aprender a ler um enunciado em matemática.

O tempo de estudo é muito relativo e varia de estudante para estudante. Para obter bons resultados é recomendável estudar no mínimo 30 minutos diários sobre os conteúdos listados e na ordem proposta.

Aprender matemática sozinho não é uma tarefa fácil. Mas com o material certo, um plano de estudos focado e as ferramentas corretas, aprender sozinho se torna algo totalmente possível. O grande segredo está em encontrar materiais que sejam adequados para o seu nível didático e, aos poucos, ir avançando nos estudos.

O que é discalculia. Pessoas com discalculia têm dificuldades em todas as áreas da matemática, desde que não sejam relacionadas a falta de educação adequada, deficiência intelectual ou outras condições.

Discalculia tem cura? Não tem cura. Por ser um déficit em uma região do cérebro, esse transtorno é uma condição permanente. Mas, a boa notícia é que existem diversas atividades que podem ajudar a melhorar esse quadro.

Ter dificuldades em matérias de exatas é algo muito normal, assim como muitas pessoas apresentam dificuldades em matérias de humanas ou biológicas.

Como exercitar o cérebro para estudar? 5 dicas práticas!

  1. Pratique jogos estimulantes. ...
  2. Leia textos com temas variados. ...
  3. Exercite o corpo. ...
  4. Evite distrações. ...
  5. Faça desafios diferentes.

Como melhorar minhas habilidades matemáticas?

  1. Comece com o básico. ...
  2. Estude em um lugar tranquilo. ...
  3. Faça muitos exercícios para reforçar suas habilidades matemáticas. ...
  4. Evite a calculadora. ...
  5. Ensine o que você já aprendeu. ...
  6. Brinque com jogos de matemática.

Escolhendo livros didáticos de Matemática

  • Fundamentos da matemática elementar. Autores: Gelson Iezzi, Samuel Hazzan e David Degenszajn. ...
  • Matemática - Ciência e aplicações. Autor: Gelson Iezzi, Osvaldo Doce, David Degenszajn, Nilze de Almeida e Roberto Périgo. ...
  • Matemática - Contexto e aplicações. Autor: Luiz Roberto Dante.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

5 passos para se curar de um bloqueio emocional

  1. Compreensão. O primeiro e mais importante passo é admiti-lo! ...
  2. Assumir a responsabilidade. É comum que o ser humano tentar sempre encontrar um bode expiratório para algum problema ou comportamento. ...
  3. Sinta cada emoção. ...
  4. Entenda a origem da emoção. ...
  5. Se recupere.