Como desbloquear conta da SPTrans?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Para desbloquear, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o sitesptrans.dne.com.br e no menu superior clique em Acompanhar Solicitação;
  2. Informe seu e-mail que foi cadastrado ao solicitar o Bilhete para receber um link de acesso ao cadastro;
  3. Na tela de acompanhamento clique em Desbloquear Bilhete;

30 minutos

2- O que significa “Bloqueio Temporário”? Há limite de tempo para utilizar o Bilhete Único Estudante no mesmo veículo e na mesma linha do Metrô/CPTM. Se o estudante desejar utilizar o bilhete no mesmo ônibus ou na mesma linha do Metrô ou CPTM deve aguardar o período de 30 minutos para utilizá-lo.

O cadastro em questão possui uma suspensão do benefício por uso indevido, o qual foi feito por reconhecimento facial e está aberto para justificativa ou cumprimento da sanção em 31-12-2022. Entretanto o Bilhete também é utilizado para identificação estudantil e este também foi revalidado.

COMO REGISTRAR SUA MANIFESTAÇÃO
Para registrar sua manifestação na Ouvidoria é necessário que você tenha o número do protocolo de solicitação feita anteriormente, pela Central de Atendimento 156 ou Portal SP156, por carta, pessoalmente ou por ofício.

Quando há o bloqueio por uso indevido, por exemplo, o usuário, ao apresentar o cartão no validador do ônibus, verá a mensagem “cartão bloqueado”. Por isso, o GVBus orienta os usuários a não emprestar seu bilhete único, a fim de evitar transtornos na hora do embarque.

A novidade está disponível no endereço www.sptrans.com.br, pelo banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. Para ter acesso às suas informações é preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.

O uso por terceiros configurará crime de falsidade ideológica e tentativa de fraude contra o Poder Público Municipal. Dessa forma, em caso de perda, roubo ou extravio do Bilhete, o titular deverá informar, imediatamente, à SPTrans, por meio do registro da ocorrência.

Ah, desde já informo que você deve ficar tranquila, pois não há prazo para efetuar desbloqueio, uma vez que o BUE - Bilhete Único do Estudante 2021 é válido até 31/03/2022 de acordo com a escolaridade ativa do estudante.

Como consultar a situação das cotas?

  1. Faça login no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action;
  2. Clique no campo “Meus cartões”;
  3. Identifique a linha do Bilhete Estudante;
  4. Clique no campo “Extrato de utilização”.

Para habilitar novamente o benefício no seu cartão, vá a uma loja portando RG e CPF originais. 2- Regras de concessão: Se o cliente estiver em desacordo com as regras estabelecidas e descritas no item “A quem se destina”, o mesmo terá seu benefício suspenso.

A Prefeitura de Guarulhos anunciou nesta quinta-feira (7) a extensão do benefício de gratuidade e desconto, respectivamente, aos usuários do Passe Livre Estudantil e do Bilhete Único Escolar durante as férias escolares nos meses de julho e dezembro de 2022.

A SPTrans informa que já está disponível a solicitação de transferência de créditos do Bilhete Único sem cadastro para o cartão cadastrado por meio do site https://sptrans.com.br/trocabilhete.

O que fazer após eu ter o cartão bloqueado? Assim que informado na catraca, o estudante deve se dirigir até o Posto de Atendimento da AMTT no Terminal Central. Lá, ele poderá visualizar as datas e horários registrados no sistema como uso indevido e interpor recurso para análise, caso entenda que houve algum equívoco.

Mesmo sendo uma ótima ferramenta de comunicação, infelizmente a SPTrans ainda não disponibiliza nenhum serviço de atendimento pelo WhatsApp.

Cada “cota diária” permite até oito embarques de ônibus em um período de 24 horas. Dessa forma, o estudante tem mais liberdade para completar seu trajeto, em um ou mais ônibus, no limite máximo de até 192 embarques por mês*.

— O usuário precisa saber que o Bilhete Único é individual e intransferível. Passar o cartão para terceiros constitui uma falta grave às regras do sistema — diz o secretário de Transportes, Carlos Osorio.

O reconhecimento facial é realizado por meio de uma câmera integrada ao dispositivo de bilhetagem do ônibus. A partir do DBD – Dispositivo de Bilhetagem Digital da ONBOARD, fomos entender mais sobre como funciona o sistema de reconhecimento facial no transporte público.

Após completar o procedimento, ele será enviado em até 15 dias ao endereço escolhido. Após desbloquear o bilhete pelo site o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão.

Caso queira realizar o resgate em dinheiro, basta o próprio comprador dos créditos dirigir-se à uma das lojas autorizadas, com original e cópia de RG e CPF e uma carta em papel timbrado da empresa solicitando o resgate de créditos em dinheiro.

Como consultar saldo do Bilhete Único pelo celular Android

  1. Prepare o aplicativo. Abra o app do Ponto Certo e clique no botão “Consultar o Saldo do Bilhete Único” no menu inferior;
  2. Use o cartão. Pegue o seu Bilhete Único e o encoste na parte de trás de seu telefone celular. ...
  3. Confira o saldo.