Como desbloquear a assinatura eletrônica da Caixa pelo aplicativo?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Como desbloquear assinatura eletrônica pelo aplicativo da Caixa?

  1. Insira o seu cartão no caixa eletrônico;
  2. Vá até a opção “Outros serviços“;
  3. Selecione “Desbloqueio de acesso“.

Caso você tenha esquecido a sua assinatura eletrônica, é preciso solicitar uma nova em sua agência física. A partir de então, você receberá uma assinatura provisória, com duração de 15 dias.

Para isso, siga estas instruções pelo app:

  1. Selecione “Mais” no canto inferior direito e escolha a opção “Seu perfil”.
  2. Clique em “Suas chaves Pix”.
  3. Selecione a chave que está bloqueada e siga as instruções.

O Adobe Fill & Sign é um app disponível para Android e iOS. O processo é simples: é possível fotografar o formulário impresso, preenchê-lo, colocar sua assinatura e fazer o envio por tablet ou smartphone.

Você pode desbloquear a assinatura em qualquer agência, não precisa ser necessariamente na sua.

Você pode realizar a exclusão da sua chave Pix seguindo os passos a seguir:

  1. Toque em Pix na tela inicial;
  2. Encontre a opção Minhas chaves e selecione a chave que quer excluir;
  3. Toque em Gerenciar ou cadastrar nova chave;
  4. Ao lado da chave, toque no ícone de três pontinhos;
  5. Selecione Excluir chave, confirme e pronto!

O Pix foi incluído pela Caixa em seus aplicativos, portanto, em caso de primeiro acesso, para desbloqueá-lo basta acessar o app e clicar na opção “Pix”. Haverá algumas instruções sobre o uso do sistema e, em seguida, será possível cadastrar a chave Pix, que é o nome dado para a identificação de uma conta.

A Assinatura Eletrônica Caixa é um mecanismo da Caixa Econômica Federal para garantir a sua segurança durante operações eletrônicas, no aplicativo móvel ou no site oficial da instituição financeira, sendo necessário o cadastramento junto ao terminal de atendimento para a sua utilização.

Para assinar documentos, você deve ir em "gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica" (sem aspas) e clicar em “Iniciar”. Em seguida, é preciso fazer login na conta ou se cadastrar adicionando informações pessoais, como nome, foto, número de celular etc.

É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.

Caso você tenha dificuldade em realizar esse processo, você pode ligar para o Suporte Tecnológico de Caixa através dos telefones:

  1. 3004 1104 – Caso a sua ligação seja feita por telefone fixo;
  2. 0800 726 0114 – Para ligações feitas via celular.

Por isso, quando você solicita o cadastro ou exclusão de uma das suas chaves, é preciso aguardar que essa comunicação aconteça pra que o pedido seja concluído. Começando pelo horário: a conclusão acontece entre as 9 e 18 horas em dias úteis, finais de semana e feriados não contam.

O Banco Central disponibiliza o Registrato, uma ferramenta que permite obter dados relacionados a bancos, órgãos públicos e outros. Por meio dela, é possível saber em que lugar estão registradas suas chaves Pix.

Geralmente, este problema ocorre pela falta de saldo suficiente na conta, porque a conta de quem vai receber está indisponível ou não existe, por falha técnica ou porque a pessoa ultrapassou o tempo limite. A instituição deve avisar que a transação não foi completada, e deve indicar qual foi o problema.

Como faço para usar o Pix na CAIXA? Você precisa ter uma conta corrente, poupança ou poupança social e cadastrar uma chave Pix. Ela fará a vinculação dos seus dados pessoais à sua conta.

Em primeiro lugar, a assinatura digital só pode ser realizada por meio de certificado digital no padrão ICP-Brasil. Essa certificação dá mais segurança ao processo porque ele utiliza tecnologia criptográfica para preservar a identidade do signatário.