Como desativar o medo no cérebro?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Enumerar nossos sentimentos torna as emoções negativas menos intensas. Assim, a amígdala se acalma e aumenta a atividade na região do córtex pré-frontal do cérebro, que processa as emoções. Ao dedicar um tempo para reconhecer e nomear o que você está vivenciando, você se sentirá melhor.

E como lidar com estes episódios que teimam em surgir de forma tão súbita?
...
Desligue o sistema de alerta do seu cérebro

  1. Tome consciência dos sintomas do pânico: Até pode parecer um pouco contraditório, já que naturalmente evitamos situações desagradáveis. ...
  2. Permaneça no mesmo sítio. ...
  3. Esteja “aqui e agora”. ...
  4. Mexa-se.

Algumas dicas para vencer o medo e ansiedade
Faça isso sempre que sentir medo e ansiedade, pratique a respiração lenta por umas 3 ou 4 vezes por dia. Mas perceba o ar entrando nos pulmões .

Quando temos medo, nós liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo. Nós chamamos de reação de luta ou fuga e vai causar muitas alterações no nosso corpo”, afirma Pedro.

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Independentemente da causa, porém, os sintomas são fortes e dificultam a rotina do indivíduo.

5 dicas para dominar o medo e a ansiedade

  1. Pergunte a si mesmo: “Qual a pior coisa que pode acontecer?” ...
  2. Enxergue tudo de forma objetiva. ...
  3. Gere soluções potenciais para o problema. ...
  4. Lembre-se da lei das probabilidades.

Os sintomas físicos podem incluir palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar ou sufocamento, parestesias, tontura, náuseas, dor ou aperto no peito. Entre os sintomas cognitivos, são comuns sensação de morte iminente, medo de ter um ataque cardíaco, de perder o controle ou enlouquecer2.

Ao longo da história da neurociência, o medo tem sido associado a uma estrutura cerebral chamada amígdala. Esta se situa no sistema límbico e desempenha um papel fundamental na busca e detecção de sinais de perigo, além de estar envolvida em outras emoções.

Medite para melhorar a memória de trabalho.
A meditação tem o poder de nos ajudar a nos concentrar, e como é algo contra intuitivo, também ajuda a 'esvaziar a mente'. Além disso, ao meditar, você vai se sentir um pouco menos estressado, o que ajudará a se lembrar um pouco mais do que realmente é importante.”

Conheça seis maneiras de “reiniciar seu cérebro” para começar...

  1. 1 – Seja gentil e prestativo. Bondade, altruísmo e empatia podem afetar o cérebro. ...
  2. 2 – Faça exercícios físicos. Se exercitar ajuda a melhorar a saúde física e mental. ...
  3. 3 – Coma bem. ...
  4. 4 – Mantenha-se socialmente conectado. ...
  5. 5 – Aprenda algo novo. ...
  6. 6 – Durma bem.

Confira a lista que preparamos com 6 formas de relaxar a mente.

  1. 1 – Praticar atividades físicas. ...
  2. 2 – Dormir bem. ...
  3. 3 – Meditação. ...
  4. 4 – Cuidados com a alimentação. ...
  5. 5 – Exercícios de respiração. ...
  6. 6 – Alongamento.

Do ponto de vista da Psicologia, o Medo é um estado afetivo e emocional, necessário para a adaptação do organismo ao meio. Com relação ao aspecto social e cultural, o Medo faz parte da construção do carácter de uma pessoa ou de uma organização social.

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

É possível lutar contra os medos e transformá-los em desafios?

  1. Reconheça os seus temores. Para transformar os medos em desafios, o primeiro passo é fazer um exercício de autoconsciência. ...
  2. Faça as perguntas certas. ...
  3. Aprenda a criar os seus próprios objetivos. ...
  4. Aprenda a premiar-se. ...
  5. Saiba como agir frente ao fracasso.

Quais as formas de lidar com o medo?

  1. Entenda profundamente seu medo. É preciso definir o medo (o que exatamente provoca essa sensação) e em quais situações ele aparece. ...
  2. Pratique o autocontrole e a autoanálise. ...
  3. Exponha-se ao medo gradualmente. ...
  4. Compartilhe o seu medo com outras pessoas. ...
  5. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

Sentir medo é uma reação natural e normal do ser humano, geralmente ligado ao estado de alerta, quando algum perigo está próximo de nós. Mas se em diversas situações você tem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, até mesmo sem motivo, fique atento, pode ser síndrome do pânico.

Muito do medo que paralisa acontece pela necessidade de perfeição e a aflição por pensar não ser capaz de realizar. É preciso livrar-se desse sentimento de culpa. Lembre-se que você está punindo a si mesmo. No lugar disso, comemore vitórias, seja por um passo simples ou o fechamento de um projeto.

Os sintomas diferenciam-se de pessoa para pessoa. Em um momento, achar que é feliz, sentir êxtase, mas ficar com medo de tudo desabar, pois já é acostumado a sentir o baque duas vezes pior e quando acontece, dura bem mais. O depressivo já não consegue ver sentido em nada e sente frequentemente o mundo desmoronar.