Como Desamassar um Corta-vento?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Use um secador de cabelo.

  1. Mantenha o secador a aproximadamente 5 cm de distância da roupa para não esquentá-la demais. Tenha cuidado para não queimar ou danificar sua roupa.
  2. Você também pode, antes de tudo, pendurar a roupa amassada e direcionar o ar quente do secador para ela, respeitando os 5 cm de distância.

Ligue o secador em potência mínima e vá vagarosamente secando a folha, tomando cuidado para não exagerar e acabar deixando-a ressacada e quebradiça. Assim que a folha estiver seca, espere até que esteja em temperatura ambiente para tocá-la, já que o calor deixa o papel suscetível a novos amassados.

Como passar roupas com tecidos sintéticos? Os tecidos sintéticos absorvem o calor rapidamente, por isso devem ser abertos na tábua e passados com temperatura baixa e sem vapor. Assim, você conseguirá passá-los mais rápido.

A boa notícia é que existem algumas formas de desamassar peças de poliéster sem danificar o tecido, como lavar e secar, passar um ferro na temperatura baixa ou usar um ferro a vapor sem aproximá-lo muito do tecido. Assim que desamassar sua roupa, pendure ou estique para esfriar antes de fazer qualquer outra coisa.

Chuveiro
Quando for tomar banho feche as saídas de ar do banheiro e ligue o chuveiro em uma posição quente. Pendure as roupas em um cabide. O vapor da água vai desamassar a roupa e deixá-la lisa.

Você sabia que dá para passar suas roupas usando uma panela? Basta enchê-la de água e colocar para esquentar no fogão. Depois, é só passá-la sobre a roupa como se fosse um ferro. Essa técnica funciona bem para quem está com o ferro estragado.

Mistura para passar roupa com álcool e amaciante
Adicione ¼ de álcool líquido, ¼ de água e uma colher de sopa de amaciante no borrifador, agite e misture. Siga o passo a passo de borrifar o produto e passar a roupa como de costume.

Água oxigenada - De forma rápida e prática! umedeça um algodão com água oxigenada e passe no local onde a mancha ocorreu. Feito isso, enxágue bem e lave com água e sabão. Prontinho, a roupa está nova e em perfeitas condições para ser usada novamente.

O processo é igual ao de passar uma roupa: passe o ferro lentamente sobre o papel (coberto com a toalha), com movimentos circulares, tomando cuidado para não deixá-lo parado por muito tempo. De tempos em tempos, pare, levante a toalha e veja o estado dos amassados.

Amassar o papel não o impedirá de ser reciclado, no entanto, as fibras que o compõe perdem a resistência mais facilmente. Já o papel rasgado / triturado, além de ocupar menos espaço, facilita o transporte e mantém a maioria de suas fibras intactas, facilitando o processo de reciclagem.

Experimente desamassar o bojo com as mãos
Para isso, esfregue seus punhos em cada um dos bojos, moldando-os na forma original. Ainda usando as mãos, outra forma de desamassar o bojo é passar os dedos delicadamente pelo material, alisando-o até que a maior parte dos amassados volte ao normal.

Quais tecidos não devem ou não podem ser passados? Para quem não gosta tanto de passar roupa, uma dica é apostar em tecidos que não amassam e não precisam de ferro, como viscose, lã, poliéster, nylon, elastano, cashmere e seda.

É considerado um tecido sintético aquele que é feito de poliamida, nylon, lycra, viscose, poliéster, acrílico, acetato e elastano. Essas peças feitas artificialmente contam com pouca ou nenhuma passagem de ar, sendo mais grossos e com a aparência “plástica” e brilhosa.

Poliéster: Boa resistência ao calor seco (150°C), sensíveis ao calor úmido. Termoplástica até 200°C, amolecem entre 230°C e 249°C e desintegram-se a 300°C. A ação prolongada do vapor é prejudicial ao poliéster. Lã: A temperatura de passar varia entre 160°C e 190°C.

Seda e cetim devem ser passados em temperaturas mínimas. Viscose, poliéster, lycra e náilon são sensíveis, portanto pedem ferros com temperaturas baixas. Você pode procurar no próprio ferro os programas específicos para cada tecido.

Encha um balde com 1 litro de água morna e adicione meio litro de vinagre para cada litro de água. Esse produto tem substâncias capazes de relaxar as fibras das roupas. Mergulhe as peças na mistura e deixe de molho por 25 minutos. Depois desse tempo, manuseie as peças e puxe-as com cuidado, para esticar as fibras.

Roupas de tactel (fibras sintéticas) são bem leves e não precisam ser passadas.

Como fazer a água de passar em casa? Há quem recorra ao truque de usar um pouquinho de amaciante diluído em um borrifador na hora de passar roupa. Nesse caso, o produto faz as vezes da água de passar.

Como passar viscose, acetato, poliéster e nylon: devem ser passadas à temperatura baixa porque são mais sensíveis ao calor.

Na hora de passar as roupas com ferro de passar roupa a vapor, comece sempre pelas partes pequenas, antes de passar as maiores. No caso da camisa social, por exemplo, inicie com a gola, depois passe os punhos e as mangas e, então, finalize com as costas e a parte da frente da camisa.

Continuar lendo Como Desamassar Dunk?