Como Desamassar folha de caderno?

Perguntado por: lsalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Você quer saber maneiras práticas de desamassar as folhas de papel do caderno ou livro? É simples: pegue um ferro de passar e ligue-o em uma temperatura baixa. Em seguida, coloque uma toalha felpuda por cima do papel e passe o ferro. Isso vai ajudar a desamassar.

Use um ferro de passar roupa: Coloque a capa do livro em uma superfície plana e coloque um pano de algodão limpo sobre a orelha amassada. Ajuste o ferro de passar roupa para a temperatura mais baixa e pressione suavemente sobre o pano por alguns segundos. Retire o ferro e verifique se a orelha voltou ao normal.

Comece utilizando o secador sobre a região amassada (use o ar quente). Deixe esquentando por um bom tempo, para que o inox se expanda bastante. Quando já estiver bem quente, aplique o gelo contra o inox e deixe que a contração aconteça por um tempo.

O processo é igual ao de passar uma roupa: passe o ferro lentamente sobre o papel (coberto com a toalha), com movimentos circulares, tomando cuidado para não deixá-lo parado por muito tempo. De tempos em tempos, pare, levante a toalha e veja o estado dos amassados.

Coloca objectos pesados sobre o papel para exercer pressão e esticar o papel. Uma boa opção é colocar livros nos cantos da folha durante um par de horas. É também aconselhável colocar uma bandeja de plástico cheia de água sobre o papel.

Umedeça o papel com água destilada.
Quando esse material amassa, as fibras são danificadas e rasgam. Felizmente, a água pode amaciá-las novamente, reduzindo a aparência das marcas. A dica é usar somente água destilada, pois ela não vai deixar o papel duro nem quebradiço.

Utilize para empacotar objetos frágeis
O papel também pode servir como forro para gaiolas, basta fatiá-lo. Muitos animais de estimação, como coelhos e hamsters, precisam de um forro em suas gaiolas.

Para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante o trajeto para a escola e na volta para casa. “Quando os alunos aparecem com um caderno ou alguma publicação com orelhas eu ensino a prender um clipe para que voltem ao normal.

Coloca uma pano, uma camisa ou algo assim sobre o livro e passa o ferro de passar roupas. Danificar não vai, afinal vc também não vai danificar a roupa, é só moderar.

Ligue a pistola de cola quente e pegue uma ventosa do tamanho do amassado. Pingue um pouco de cola no local e grude a ventosa na geladeira. Qualquer cola quente servirá, mas quanto maiores as temperaturas, melhores os resultados.

Ligue o secador e use-o para soprar vento quente sobre o amassado e a área em torno, durante um ou dois minutos consecutivos.

A resposta para a diferença no tempo de queda está no fato de que devemos considerar, além da força de gravidade, a força de resistência provocada pelo ar atmosférico. A folha aberta sofre uma resistência muito maior que a folha amassada devido ao tamanho de sua superfície em contato com o ar.

- Papel amassado: não há qualquer alteração nas suas características microscópicas pelo fato de estar amassado, ainda é um papel. O papel não pode voltar a ser exatamente como antes, mas pode-se considerar que amassar e desamassar o papel seja um processo reversível.

Amassar o papel não o impedirá de ser reciclado, no entanto, as fibras que o compõe perdem a resistência mais facilmente. Já o papel rasgado / triturado, além de ocupar menos espaço, facilita o transporte e mantém a maioria de suas fibras intactas, facilitando o processo de reciclagem.