Como desamassar a capa de um livro?

Perguntado por: msouza . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

É simples: pegue um ferro de passar e ligue-o em uma temperatura baixa. Em seguida, coloque uma toalha felpuda por cima do papel e passe o ferro. Isso vai ajudar a desamassar.

Use um ferro de passar roupa: Coloque a capa do livro em uma superfície plana e coloque um pano de algodão limpo sobre a orelha amassada. Ajuste o ferro de passar roupa para a temperatura mais baixa e pressione suavemente sobre o pano por alguns segundos. Retire o ferro e verifique se a orelha voltou ao normal.

Nós mudamos a capa quando o livro está esgotado ou quase, ou seja, não temos mais em estoque e teríamos que reimprimir de qualquer forma.

A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra. E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas. A segunda pode ser chamada de contracapa anterior e a terceira de contracapa posterior.

Orelhas. São as dobras da capa e contracapa. Em geral, trazem um resumo do livro (capa) e um resumo do autor da obra (contracapa). Também é utilizado como elemento para marcar as páginas durante a leitura - todavia, esta prática causa um desgaste excessivo ao livro.

Restaurar um livro antigo custa, em média, R$ 4 mil, dependendo do tamanho e do estado de conservação. Assim, só vale a pena se o material for mesmo raro e importante. Além disso, é um trabalho que só pode ser feito depois de se colocar ordem na casa.

Se a capa ou o reforço da lombada estiverem danificados, cole um pedaço de papel de seda sobre as áreas afetadas, alisando cuidadosamente. Retire os cartões de apoio, recoloque o livro no torno e aplique uma segunda camada de cola à lombada. Deite a capa sobre a lombada que foi colada, ajustando-a na posição correta.

Para livros e cadernos amassados a melhor forma de deixá-los em forma novamente é coloca-los empilhados e por um peso em cima deles e deixar por vários dias. Para proteger as capas, coloque os livros em sacolas plásticas (daquelas de supermercado mesmo) e coloque o peso em cima.

Ligue o secador em potência mínima e vá vagarosamente secando a folha, tomando cuidado para não exagerar e acabar deixando-a ressacada e quebradiça. Assim que a folha estiver seca, espere até que esteja em temperatura ambiente para tocá-la, já que o calor deixa o papel suscetível a novos amassados.

Elementos opcionais, as orelhas são as extremidades da primeira capa e da quarta capa, dobradas para dentro. Podem incluir ou não texto. Este em geral constitui-se de informações sobre os autores e/ou sobre a obra. A seguir, a tabela 1 apresenta as especificações quantitativas de uma orelha de livro.

A correção só é mais efetiva enquanto o bebê é recém-nascido, tendo em vista que neste período a cartilagem da orelhinha ainda está “molinha” e, portanto, “moldável”. É feito um rolinho bem fininho com o algodão e o mesmo é colocado na região a ser corrigida.

Na capa frontal deve ser inserido o título do livro, nome do autor, logo da editora e caso o autor desejar, uma frase de efeito.

Expressão que significa que não se pode julgar uma pessoa pela sua aparência física, mas sim pelas suas atitudes.

É comum confundir o livro de capa dura com outro tipo de capa: o hardcover. Porém, hardcover é o livro de capa dura que possui uma jacket, uma capa de papel com ilustrações e o título/autor da obra.

Então, não coloque seus livros em plásticos, pois as folhas e a capa podem ficar danificadas por estarem abafadas. Se você vai deixar seus livros na Guarda Bens, prefira organizá-los como se estivessem em uma biblioteca, ou seja, armazenados na vertical em estantes ou prateleiras.

Livro – 50 anos. Ou séculos. Livros de bolso são feitos de papel-jornal, ficam com páginas amareladas e quebradiças. Afinal, não são feitos para sobreviver numa estante.

A formação de páginas onduladas e pequenas rugas nas folhas são os primeiros sinais de que algo está errado. E quando somada a falta de iluminação e pouca ventilação, a umidade alta também favorece a proliferação de fungos, provocando danos muito maiores do que os citados acima.