Como desacelerar a mente no trabalho?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

6 maneiras de combater o estresse no trabalho

  1. Organize o seu tempo. O acúmulo de tarefas e a consequente incapacidade de sua execução é um dos maiores fatores de estresse. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Pare e respire. ...
  4. Pratique atividades físicas. ...
  5. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  6. Tenha uma boa noite de sono.

Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ouvir música relaxante ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.

Algumas dicas podem ajudar:

  1. Crie uma rotina da manhã Muitas empresas e pessoas tiveram que reinventar o modo de trabalho e estudo, tornado a casa no seu ambiente de trabalho. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Comer, beber e dormir bem. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Filtre seus pensamentos. ...
  6. Leia. ...
  7. Experiências solo.

Dicas para desacelerar o ritmo

  1. Organize sua rotina. A melhor forma de manter uma rotina produtiva sem excessos é organizando os seus horários. ...
  2. Evite assumir compromissos além do limite. ...
  3. Reduza o tempo que passa conectado. ...
  4. Tenha prioridades além do trabalho. ...
  5. Adote hábitos saudáveis.

3 práticas para controlar a ansiedade no trabalho

  1. Procure dialogar. O diálogo e a transparência são ótimas ferramentas dentro de um ambiente de trabalho. ...
  2. Faça pausas. Mesmo que a rotina não seja agitada, o trabalho diário é cansativo, exige atenção e concentração das pessoas. ...
  3. Busque ajuda.

Como ser mais produtivo no trabalho

  1. Faça um planejamento diário. ...
  2. Gerencie o tempo. ...
  3. Foque em uma atividade por vez. ...
  4. Saiba delegar tarefas. ...
  5. Evite distrações. ...
  6. Adote práticas saudáveis. ...
  7. Automatize tarefas. ...
  8. Crie um ambiente propício para a produtividade.

O envolvimento frequente em situações que deixam a mente agitada, além de estressada, é uma das causas da síndrome. Atividade intelectual, excesso de informações, pressão no trabalho ou no estudo e uso exagerado de celulares e de computadores são alguns dos fatores que propiciam o surgimento da alteração mental.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Sobrecarga de trabalho
Profissionais sobrecarregados costumam trabalhar excessivamente, realizando horas extras, ou cumprindo funções que não são suas. Essas situações podem gerar estresse, que aos poucos pode se transformar em improdutividade, até iniciar episódios depressivos nos trabalhadores.

5 conselhos para silenciar a mente e ver as coisas de maneira mais positiva

  1. 1 - Trate de esvaziar a mente por 1 minuto. ...
  2. 2 - Pare de reclamar. ...
  3. 3 - Expresse-se com criatividade. ...
  4. 4 - Faça uma lista das coisas que valem a pena. ...
  5. 5 - Faça uma caminhada ao ar livre.

Pratique uma atividade física
A prática regular de atividade física é uma ótima forma de desacelerar a mente, seja um simples caminhada ou um exercício mais intenso. Movimentar o corpo mantém nosso foco na prática física e traz nossa consciência para o momento presente.

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

Um dos principais sinais de que você precisa desacelerar a rotina é quando deixa de lado o seu bem-estar pessoal. Nesse sentido, esse cenário traz riscos para sua saúde. Isso acontece porque atividades que antes eram prioridades, deixam de ser. Assim, é possível parar de praticar exercícios e desregular a alimentação.