Como derreter o giz de cera?

Perguntado por: epinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Derretendo giz de cera em um micro-ondas

  1. Descasque e rasgue o papel.
  2. Rasgue o papel com uma faca e abra-o.
  3. Deixe o giz de cera de molho em uma tigela com água quente por alguns minutos. A água vai suavizar o papel e facilitar a remoção.
  4. Alguns gizes de cera vêm com um papel não colado, muito fácil de ser removido.

No caso do micro-ondas, bastam 2 minutos em potência alta (no caso de formas com formatos pequenos) ou 4 minutos (no caso de formas com formatos maiores). Se for usar o forno convencional, bastarão 10 minutos no forno já pré-aquecido a 200° por 5 minutos.

Quando elas fazem aquela arte, para limpar, basta usar água morna, bicarbonato, esponja e um pano limpo. Passe a mistura por cima dos rabiscos com o lado verde da esponja. Durante esse processo, o giz de cera vai dissolver sem tirar a tinta da parede.

Instruções:

  1. Posicione os gizes na parte superior da tela na escala de cores que desejar;
  2. Ligue o secador na tomada, escolha o jato quente e aproxime dos gizes;
  3. Continue espalhando até cobrir toda a tela.

Em um recipiente, misture 200 ml de água quente, duas colheres de sopa de vinagre e duas colheres de sopa de detergente neutro. Umedeça uma esponja de limpeza com esta solução e aplique em cima da mancha de cera.

Você pode fazer outro tipo de pintura mágica usando o giz de cera branco em cima de uma folha branca! E dá pra desenhar qualquer coisa, mesmo sem conseguir ver. Daí, depois que terminar o seu desenho invisível, é só passar uma camada de tinta guache colorida por cima!

Modo de fazer
Fundir uma pequena quantidade de cera no microondas. Remover bem a cera e colocar uma pequena capa nos copos de cristal. Logo colocamos o pavio no centro e esperamos a que endureça a cera. Escolher as cores que deseja combinar no mesmo vaso.

Inicialmente a cor mais clara e, depois a cor mais forte com pouca pressão, para dar o efeito de sombreado. Deslize o giz de cera com movimentos na posição inclinada para direita com a cor mais clara e, em seguida, com a mesma cor, pinte com movimentos inclinados para a a esquerda, trançando a pintura.

Derreta a cera ou a parafina até ficar bem mole, (tenha cuidado com a formação de espuma, pois pode atrapalhar) e distribua por pequenas xícaras. A cada xícara adicione 2 colheres de corante alimentar, de cores diferentes. Para fazer a fôrma do giz, pegue um papel enrole em um lápis ou marcador e enrole.

No forno de micro-ondas
Se o giz não estiver completamente derretido coloque no micro-ondas por mais 2 minutos. Para um efeito de cores diferente, misture levemente o conteúdo quando ainda estiver quente, formando pequenos espirais (foto acima).

Antigamente produzido com cera de abelha, o giz de cera atualmente é composto por uma mistura de cera, como a parafina, e diversos pigmentos, responsáveis pela coloração. ou tons de pele, como os da Pintkor!

Você pode reaproveitar restos de giz de cera para criar as mais diversas peças, com até mesmo itens para a decoração de seu lar. E como este é um material barato e fácil de ser encontrado, você pode também comprar mais itens, caso os pedaços que tenha em casa não sejam suficientes para desenvolver a sua peça.

Crayola Giz Cera Twistables 24un Não Quebra.

O giz pastel oleoso é mais direcionado para o uso profissional, visto que possui qualidade superior, com cores mais intensas e vivas, e também por ser mais flexível. É importante não confundir com o giz de cera que, embora seja uma versão desse tipo de giz, é mais duro e destinado a crianças, para trabalhos infantis.

Existem algumas receitas que ensinam a derreter o giz de cera para conseguir colorir os fios. Mas esse procedimento pode danificá-los – e muito. Por isso, a gente não recomenda que você use esse método na hora de pintar o cabelo.

O processo é muito simples e rápido! Separe uma mecha fina, ainda com o cabelo úmido, e torça. Depois, pegue o giz pastel e passe pelas mechas, até tingir. Assim que terminar o processo, é aconselhável secar o cabelo para a cor fixar melhor e não manchar a roupa.

Para fazer a tinta nada melhor do que chamar a criançada para ajudar e se divertir! Quebre os gizes em pedacinhos, coloque no recipiente e com ajuda de um socador de alho ou pilão, comece a triturar. Acrescente um pouco de água e mantenha o processo de trituração até o líquido atingir uma consistência pastosa.

A partir dos 12 ou 13 meses, a maioria das crianças já consegue segurar um giz de cera na mão e rabiscar.