Como derreter a cera no Micro-ondas?

Perguntado por: amachado8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Coloque apenas 1 pote no centro do prato do micro-ondas e aqueça em potência alta por 40 segundos. O tempo para derreter a cera pode variar de acordo com a marca/modelo do aparelho. Retire o pote do micro-ondas, cuidadosamente, segurando-o pelas bordas.

Você pode aquecer no microondas ou em banho maria (água quente). Caso for aquece-la no microondas e o pote estiver cheio deixe por 45 segundos e se estiver pela metade do pote, deixe aproximadamente 30 segundos.

Esquente a água no fogão até formar bolhas.
Deixe a panela com água em fogo alto no fogão até ela começar a formar bolhas. Apoie bem a panela na chama do fogão, pois a cera quente é perigosa e pode acabar derramando se você não tomar cuidado.

Modo de usar:
Coloque-o no micro-ondas e aqueça em alta potência por um minuto (o tempo de aquecimento pode variar de acordo com a marca e o modelo do aparelho). Após aquecer, aguarde por aproximadamente 30 segundos antes de retirar o pote do microondas. Remova o pote cuidadosamente, o mesmo pode estar quente.

Em áreas sensíveis, como virilha e rosto, a composição mais recomendada é a cera de abacate. Pois, esse produto é rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno e no combate a estrias, celulites e rugas.

Este produto pode ser usado somente nos braços, axilas, virilha (4 cm para fora do elástico da calcinha) e pernas. Instruções de Uso: Antes da depilação, a pele deverá estar completamente limpa, seca, sem suor nem resíduos de cremes. Não utilizar o produto mais de duas vezes no mesmo local durante a depilação.

Entre as doenças que podem ser transmitidas ao reutilizar uma cera de depilação, estão o vírus da hepatite, do papiloma vírus humano (HPV) – que causa verrugas nos genitais –, micoses e infecções bacterianas como impetigo, que dá uma ferida, dói, coça e pode virar uma úlcera.

5 malefícios da cera fria
Pelos encravados: a dermatologista explica que “a cera fria pode encravar mais os pelos por não usar o calor. O calor dilata os folículos e diminui a chance de encravamento.”

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é proibido o reaproveitamento da cera já usada em um processo de retirada de pelos.

O legal é que você coloca o refil da cera dentro, fecha e checa vez ou outra se já tá líquida. Isso leva, em média, 30 minutos! E a vantagem dos dois aquecedores de cera é que conservam a cera quente por todo o tratamento. Ou seja, você não vai precisar parar a depilação pra aquecer o produto de novo.

Esquente a cera no micro-ondas por 3 a 4 minutos. Depois desse tempo, remova e mexa com uma colher. Meça a temperatura para verificar se excedeu o ponto de fusão ou de combustão. Continue esquentando a cera em sessões de 2 minutos no micro-ondas até estar completamente derretida.

Normalmente, este processo de derretimento leva em torno de 20 a 30 minutos. Atente-se ao tempo, a parafina não deve ficar muito tempo no fogo devido aos riscos de acidentes e para não causar o acinzentamento na mesma.

Instruções de aquecimento:
MICRO-ONDAS: 1) retire totalmente a tampa e coloque apenas um pote no centro do prato do micro-ondas. 2) aqueça em potência alta, por 1 minuto (600g). O tempo para aquecer a cera pode variar de acordo com a marca/modelo do aparelho.

Entenda as diferenças entre a cera quente, morna e fria
A cera quente é a mais utilizada em salões de beleza e é ideal para áreas maiores do corpo, como pernas e costas. Ela dilata os poros, facilitando a retirada dos pelos. Já a cera morna é mais suave e indicada para áreas menores, como axilas e virilha.

Como fazer:

  1. Apare os pelos com a tesoura;
  2. Deixe cair água morna na região, para dilatar os poros;
  3. Lave a região com sabonete íntimo ou neutro;
  4. Passe a lâmina delicadamente, no sentido do crescimento dos pelos;
  5. Limpe a lâmina a cada passada;
  6. Repita o passo 4 até a depilação ficar do jeito que você deseja.