Como derivar uma palavra?

Perguntado por: eviana7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

Uma palavra derivada é aquela que é formada a partir de uma palavra já existente, isto é, de uma palavra primitiva. Por exemplo, se acrescentamos um prefixo ou sufixo a uma palavra primitiva, nova palavra surge. A esse processo linguístico de formação de palavras damos o nome de “derivação”.

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

A palavra feliz tem como família o seguinte conjunto de palavras: desinfelicidade, desinfeliz, infelicidade, infelicitador, infelicíssimo, infelicitar, infeliz, felicitação, felicitador, felicíssimo, felicitar, felizão, felizardo, felizmente, felizona.

A derivada de uma soma de duas funções f(x) e g(x) é a soma das derivadas de f(x) e g(x). Por exemplo, seja h(x) = 3x + 5x². A derivada de h(x) é h'(x) = 3 + 10x.

A palavra “canto” é um substantivo derivado do verbo “cantar”, processo que ocorre por meio de derivação regressiva.

Derivação é o processo de formação de uma nova palavra a partir de outra já existente. Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria.

Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Plural: risonhos |ô|. Origem etimológica:riso + -onho.

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Ferrugem,Ferragem e Ferreiro são substantivos derivados de Ferro.

Primitivas: dia, noite, casa. Derivadas: diário, diarista, noitada, anoitecer, casarão, casebre.

Origem etimológica:papel + -aria.

Tem os derivados Pedrada, Pedrado, Pedrados, Pedraído, Pedrainho, Pedrais, Pedral, Pedralhos, Pedrança, Pedranceira, Pedrancha, Pedrão, Pedraria, Pedrarias, Pedras, Pedreda, Pedrega, Pedregães, Pedregal, Pedreganejo, Pedrego, Pedregões, Pedregosa, Pedregosinha, Pedregoso, Pedregueira, Pedregulhais, Pedregulho, ...

Tristonho, esverdeado, infeliz, infiel e esbranquiçado, por sua vez, são adjetivos derivados.

Quais são as regras básicas de derivação? A Regra da soma diz que a derivada de uma soma de funções é a soma das derivadas dessas funções. A Regra da diferença diz que a derivada de uma diferença de funções é a diferença das derivadas dessas funções.

A derivada de uma função descreve a taxa de variação instantânea da função em um certo ponto. Outra interpretação comum é que a derivada nos dá a inclinação da reta tangente ao gráfico da função em um ponto.