Como Depakene age no cérebro?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Apesar de sua ação ainda não ser totalmente conhecida, a atividade do Depakene parece estar relacionada ao aumento dos níveis do ácido gama-aminobutírico no cérebro. Em alguns casos, o tratamento com este medicamento pode produzir sinais de melhora já nos primeiros dias de tratamento.

Ação esperada do medicamento: DEPAKOTE® ER (divalproato de sódio) age atenuando as crises decorrentes de epilepsia e na prevenção da enxaqueca. Cuidados de armazenamento: DEPAKOTE® ER (divalproato de sódio) deve ser armazenado em temperatura ambiente (15-30ºC) e protegido da luz .

DEPAKENE® (ácido valpróico/valproato de sódio) está indicado como monoterapia ou tratamento adjuvante no tratamento de ausência simples e complexa, e como adjuvante em pacientes com tipos de convulsões múltiplas que incluem crises de ausência.

Poderá sentir os efeitos de valproato de imediato ou notar uma melhoria gradual. O valproato actua entre 3 a 4 dias após o início do tratamento da mania, enquanto o Lítio demora uma semana ou mais a actuar.

Doses muito altas podem causar alteração de consciência podendo chegar ao coma. Doses de Depakene acima do recomendado podem resultar em sonolência, bloqueio do coração, pressão baixa e colapso/choque circulatório e coma profundo. Nesses casos, a pessoa deverá ser encaminhada imediatamente para cuidados médicos.

Os efeitos adversos associados ao uso do valproato de sódio, independentemente do tempo de uso, podem ou ser leves e reversíveis ou graves, irreversíveis e fatais(1), incluindo desde queda de cabelo, náuseas e vômitos, até teratogenicidade, toxicidade hepática severa, alteração do turnover ósseo e discrasias sanguíneas ...

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Depakene Cápsula? Se você esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar. Entretanto, se estiver próximo do horário de tomar a próxima dose do medicamento, pule a dose esquecida. Não tome duas cápsulas de uma única vez para compensar a dose esquecida.

Lítio: o único estabilizador de humor cientificamente comprovado. O único estabilizador do humor, cientificamente comprovado é o lítio. o ácido valpróico e carbamazepina, embora possam ser usados, não são primeira linha de tratamento e nem entram primariamente na classe dos estabilizadores do humor.

Dose inicial recomendada
10-15 mg/kg/dia (única exceção nas crises de ausência 15mg/kg/dia). A dose deve ser aumentada, pelo médico, de 5 a 10 mg/kg/semana até a obtenção da resposta desejada, administrados em doses diárias divididas (2 a 3 vezes ao dia) para alguns pacientes.

Ação esperada do medicamento: DEPAKOTE® (divalproato de sódio) é um medicamento indicado para o tratamento de epilepsias, tratamento de episódios de mania e na prevenção de enxaquecas.

A frequência das convulsões é geralmente controlada por meio de medicamentos. Mas, de acordo com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), cerca de 30% dos casos é de difícil controle medicamentoso -- a chamada epilepsia farmacorresistente.

Ingestão concomitante com outras substâncias: não ingerir DEPAKOTE ER (divalproato de sódio) concomitantemente com bebidas alcoólicas.

Os comprimidos revestidos de liberação prolongada de Depakote® ER são de uso oral e devem ser ingeridos uma única vez ao dia. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, sem serem partidos, nem triturados, nem mastigados.

Valproato de Sódio Prati-Donaduzzi 50mg/mL, caixa com 50 frascos com 100mL de xarope + 50 copos medidores (embalagem hospitalar)

Continuar lendo Como tomar o Depakene?