Como denunciar vizinho acumulador de lixo?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Daí a importância de alertar a comunidade em denunciar esse tipo de situação. “As denúncias podem ser feitas por meio do número 156. A partir daí é feita a visita, e com diálogo convencemos a pessoa a se desfazer dos objetos guardados, como colchão velho, papelão, plásticos, vaso sanitário, sapatos e roupas”.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.

Como ajudar alguém com transtorno de acumulação?

  1. Reafirmar que está tudo bem. Reassegure que está tudo bem para a pessoa acumuladora quando ela sentir angústia por precisar se desfazer de uma posse. ...
  2. Ouça e demonstre ter empatia. ...
  3. Encoraje a pessoa a buscar ajuda. ...
  4. Ajude com a limpeza e a organização de cômodos.

O contribuinte pode denunciar casos como esse através da Ouvidoria da Prefeitura pelos telefones 156 ou 3097-9401. Importante lembrar que deixar o terreno abandonado e sujo gera multa. É uma infração do Art. 37 inciso II, do Código de Limpeza Urbana.

Daí a importância de alertar a comunidade em denunciar esse tipo de situação. “As denúncias podem ser feitas por meio do número 156.

Contatos

  1. Contatos.
  2. 156 (escolher opção 2 e, em seguida, opção 3)

- a Central de Atendimento da PMSP – 156 que atende 24 horas por dia, 7 dias por semana; - as Praças de Atendimento, instaladas nas 32 Subprefeituras do Município; - o Portal das empresas prestadoras dos serviços de Limpeza Urbana, www.saclimpezaurbana.com.br, www.loga.com.br e www.ecourbis.com.br.

Obras e Serviços Colocação, Recuperação e Conservação de Mobiliário Urbano (Cestos de Lixo) Atendimento - Cadastra Solicitação no sistema SAC ( Sistema de Atendimento ao Cliente ) via 156, Praça de Atendimento (Subprefeitura), internet (www.prefeitura.sp.gov.br ) e encaminha solicitação.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.

As denúncias podem ser feitas ao Instituto Água e Terra (IAT) ou ao Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná. No IAT, a denúncia deve ser feita para o serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco . É importante informar a localização e os acontecimentos de maneira clara.

Jogar lixo em terreno, além de não ser nada educado com os vizinhos, meio ambiente e com você mesmo, a multa é daquelas que doem no bolso. A multa pode variar de R$ 400,00 a R$ 1.200,00.

Os acumuladores compulsivos juntam grande quantidade de coisas, geralmente em completa desordem, ocupando áreas excessivas da casa ou do local de trabalho que fazem falta às demais pessoas.

Contudo, dois psiquiatras entrevistados pelo G1 afirmam que a acumulação compulsiva ou dificuldade de se desfazer de objetos pode ser indícios da doença que é conhecida como Síndrome de Diógenes.

Sintomas. A pessoa que sofre de transtorno de acumulação compulsiva sente uma necessidade forte de adquirir e guardar objetos e fica muito angustiada quando é forçada a se desfazer deles ou até mesmo quando pensa em se desfazer deles. A pessoa não tem espaço suficiente para acomodar todos os objetos acumulados.

Os direitos de vizinhança regulam desde frutos e galhos de árvores até o direito de construir e o direito de passagem no imóvel dos vizinhos, e estão previstos nos arts. 1277 a 1313 do Código Civil. A natureza jurídica do direito de vizinhança é de obrigação propter rem, ou seja, de obrigação que acompanha a coisa.

Não existe uma lei específica sobre o tema, mas poderá ser tratado como direito de vizinhança. Você pode ajuizar uma ação contra o vizinho para impor obrigação de não fazer, isto é, de evitar ficar olhando o dia inteiro pelo muro, bem como para baixar o volume do som.

A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, por meio do aplicativo 156.

A calçada deve estar muito bem conservada e não pode haver nada que atrapalhe a passagem dos pedestres, como lixeiras e vasos.

É necessário informar com clareza o que está ocorrendo, exemplo: Comércio de alimento vencido, comércio de medicamento vencido, água servida em vias públicas, Pocilga em zona urbana, estabelecimento em más condições de higiene, entre outros.