Como denunciar um terreno com mato alto?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

De acordo com a secretaria da fazenda, a multa para quem não mantém os terrenos em dia varia de 100 a 10 mil reais. A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, por meio do aplicativo 156.

'Primeira coisa é denunciar no 156. Prefeitura tem que ir lá fiscalizar e notificar o proprietário urgentemente. Se o proprietário não fizer nada, ele será multado', explica o comentarista.

Serviços do Portal 156 | Secretaria Municipal de Subprefeituras | Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Um terreno com muito mato pode ser limpo mais rapidamente com a ajuda de uma roçadeira elétrica ou um cortador de grama. Contudo, a roçadeira e o cortador são mais indicados quando o terreno é plano, sem declives.

A Lei Federal nº 4.947, no art. 20, estabelece que invadir terras da União, dos Estados e dos Municípios, com intenção de ocupação, é crime e está sujeito a detenção de 6 meses a 3 anos.

A Linha Verde é uma atividade da Ouvidoria do Ibama, disponibilizada para todo o Brasil, onde o cidadão poderá se manifestar em relação às ações do Ibama através da Central de Atendimento – 0800 061 8080 (ligação gratuita). Acesse o formulário eletrônico para denúncias.

Para participar do grupo, é preciso enviar um WhatsApp para o número (61) 9-9351-5736. Animais domésticos abandonados ou perdidos – que não sofreram violência – não são resgatados pela Polícia Ambiental, porque não há prática de crime. Mesmo assim, pelo mesmo número de celular, os militares ajudam na adoção.

Moradores que não limparem lotes serão multados em R$ 827,60; prazo é até 31 de janeiro.

Para realizar as denúncias e efetivar as solicitações é necessário se encaminhar até o setor de Protocolo da Prefeitura, que está localizado tanto no Multiuso quanto no prédio sede. Para formalizar o serviço, é indispensável a apresentação de número de RG e CPF.

A fiscalização de obras é feita regularmente pelos fiscais integrados da Prefeitura. As ações fiscais incluem construções em andamento (novas ou modificações em edificações), licenciadas e irregulares.

Se o vizinho reclamar de algum som que não apresente restrições legais ou não infrinjam o regulamento interno, é ele quem deve agir e promover uma ação judicial contra a unidade; Caso todas as medidas acima tenham sido acionadas e o problema persistir, procure as autoridades policiais.

Para quem tem ainda mais urgência, é possível fazer um “embargo extrajudicial”. O que é isso? Você, acompanhado de duas testemunhas, notifica verbalmente o dono da obra (ou, se ele não estiver, o construtor) para que não continue com a construção.

SOLUÇÃO: O proprietário do imóvel poderá buscar a justiça para buscar que o vizinho limpe seu imóvel de forma obrigatória, evitando propagação de doença.

A denúncia pode ser realizada por meio do serviço 156 da prefeitura de São Paulo, pelo telefone, site da prefeitura ou pelo aplicativo Limpe Já. Ainda conforme Amlurb, no primeiro semestre deste ano foram aplicadas 498 multas. No mesmo período do ano passado, o número foi de 501.