Como denunciar um machista?

Perguntado por: apadilha4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Disque 180 - Central de Atendimento à Mulher - serviço de atendimento telefônico que funciona 24 horas, inclusive durante os finais de semana e feriados. A ligação é gratuita e o objetivo é disponibilizar um espaço para que as mulheres possam denunciar violência de gênero em suas diversas formas.

Caso uma mulher seja vítima de violência psicológica, ela pode ir até uma delegacia, registrar a ocorrência e pedir a proteção do Estado. “A proteção do Estado pode ser dada por meio de medidas protetivas que, em geral, costumam ser relativamente rápidas.

Após o Boletim de Ocorrência
A mulher poderá ser encaminhada a centros de acolhimento, como Casas Abrigo, cujo endereço será mantido em sigilo para sua segurança, e órgãos de assistência social e atendimento psicológico.

Denúncia sobre a autoria de violência praticada contra pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno mental ou psicossocial ou com deficiências múltiplas (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei n° 13.146/15). Denúncia sobre a autoria de eventuais atentados em ambientes escolares.

O machismo tem impactos profundos na saúde mental das mulheres. De acordo com especialistas, a opressão de gênero pode gerar problemas emocionais, cognitivos e comportamentais, como baixa autoestima, insegurança, estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, crise de pânico e outros transtornos psicológicos.

Há manifestação machista em diversos campos, principalmente as desigualdades de direitos entre homens e mulheres, seja nos altos índices de violência, assédio, estupro, objetificação da mulher, diferença salarial entre outros.

E é possível se posicionar contra isso".

  1. Identifique o machismo nas falas.
  2. Ajude o interlocutor a concluir que está sendo machista.
  3. Aprenda a se comunicar de forma não violenta.
  4. Denuncie e peça ajuda.
  5. Observe suas próprias falas.
  6. Não se cale.

Com isso, o crime de homicídio simples tem pena de seis meses a 20 anos de prisão, e o de feminicídio, um homicídio qualificado, de 12 a 30 anos de prisão.

II – a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, ...

O cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura através da Central de Atendimento 1746 de diversas formas: Via telefone através do 1746; Via aplicativo para smartphone disponível para os sistemas Android e IOS.

O que é agressão verbal? – A agressão verbal é o crime caracterizado por episódios eventuais, frequentes ou continuados de comportamento agressivo com palavras, ameaçando, ridicularizando, humilhando e manipulando a vítima.

Cinco tipos de violência
E que lhe cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial.

Conversamos com psicólogas e listamos abaixo sinais deste tipo de abuso.

  1. Perda da 'essência'
  2. Distanciamento e controle.
  3. O que contam e como contam.
  4. Dependência emocional e dúvidas.
  5. Como se comporta quando está com o parceiro.
  6. O que fazer e o que não fazer nessas situações.

Serviços para você!

  1. Acionar emergência policial - 190.
  2. Acionar o Disque Denúncia - 181.
  3. Consultar telefones das delegacias e unidades da Polícia Civil.

Entre em contato com a polícia pelo serviço telefônico 190.

O contato denunciado não receberá nenhuma notificação e não saberá que sua conta está sendo analisada. A partir da denúncia, a empresa irá verificar se houve na conversa algum ponto que viole os termos de serviço do aplicativo e caso haja, o usuário pode ser banido.

As denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. Cada caso recebido é analisado e encaminhado aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

O conceito de machismo estrutural, de acordo com Helio Hintze se baseia na construção, organização, disposição e ordem dos elementos que compõem o corpo social, dando sustentação à dominação patriarcal, enaltecendo os valores constituídos como “masculinos” em direto e desproporcional detrimento dos valores construídos ...

Misoginia é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão à mulher é centrada em uma visão sexista, que coloca a mulher em uma relação de subalternidade em relação ao homem. O desprezo ou ódio dirigido às mulheres está diretamente relacionado com a violência que é praticada contra a mulher.

Ele vai entender e ceder alguns pontos. Assim como você também precisa fazer o mesmo. Caso perceba que o homem não aceita diálogo e impõe demais somente o que ele deseja, desconsiderando o seu bem-estar, é fundamental que você entenda que esse não é o homem certo para você!