Como deixar um idoso forte?

Perguntado por: esilveira5 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Para ajudar a fortalecer os músculos dos idosos, existem alguns alimentos ricos em proteínas que não podem faltar: carnes magras, aves, peixes, ovos, vegetais, frutas, gorduras saudáveis, leite e derivados. Além de fontes de nutrientes como vitaminas, cálcio, potássio e ferro.

Deficiência alimentar. Alterações fisiológicas, distúrbios psicológicos, doenças crônicas e uso constante de medicamentos podem contribuir para o surgimento precoce dos sintomas de fraqueza nas pernas em idosos. Uma dieta deficiente em vitaminas e sais minerais também pode causar fraqueza nas pernas.

No dia a dia é necessário consumir vários tipos de vitaminas, e as mais recomendadas para idosos são: Vitaminas K, D, A e E, além da C e das vitaminas B6 e B12. Ácido fólico e minerais como ferro, cálcio e zinco também são importantes.

Confira agora algumas opções de suplemento para idosos:

  1. Whey protein. O whey protein é muito conhecido e usado por atletas e praticantes de academia, mas o que muita gente não sabe é que, por uma razão específica, também é indicado para a terceira idade. ...
  2. Cálcio. ...
  3. Magnésio. ...
  4. Ômega-3. ...
  5. Fibras. ...
  6. She she comfort. ...
  7. Luteína e zeaxantina.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.

De acordo com a nutricionista, as melhores receitas para servir aos idosos com falta de apetite são: "Sopas de legumes com músculo moído/ carne moída/ frango, suflês de legumes ou até mesmo uma gelatina caseira com iogurte e frutas batidas para a sobremesa".

A recuperação de massa muscular na velhice passa por uma alimentação saudável, exercícios físicos e suplementos alimentares. A alimentação deve ser rica em macro e micronutrientes, sendo principalmente proteínas, gorduras com colágeno e vitaminas essenciais.

Confira agora 3 ideias de sucos para pessoas idosas:

  • Suco de tangerina com couve. A couve é rica em vitaminas, ferro, fósforo, magnésio, silício, sódio e cálcio, substâncias importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. ...
  • Suco de laranja com beterraba. ...
  • Suco de melancia com gengibre.
  • ANDAR DE BICICLETA. Andar de bicicleta também é uma boa opção de exercício para idosos porque ajuda a fortalecer as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e quadril, além de ajudar a fortalecer os músculos das pernas e abdômen. ...
  • PILATES. ...
  • HIDROGINÁSTICA. ...
  • CAMINHADA. ...
  • YOGA. ...
  • ALONGAMENTOS. ...
  • NATAÇÃO.

Sarcopenia. É uma das possíveis causas de fraqueza nos ossos de idosos e é caracterizada como a perda de massa muscular. Assim, um idoso que sofre com esta perda estará propenso a ter fraqueza não só nas pernas, como em todo o corpo.

De uma maneira geral, é relativamente comum que idosos percam peso ao longo dos anos, principalmente depois dos 60. Isso acontece por causa da perda de tônus ou de massa muscular que vão ficando mais escassas ao envelhecer.

Homens e mulheres com mais de 65 anos precisam de uma dose elevada de cálcio. Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente 5 a 6 copos de leite, de preferência, o desnatado.

A recomendação de vitamina B12 para idosos é muito comum, mas é importante citar que outras pertencentes ao complexo B, como B1, B6 e B9 também são recomendadas.

Sendo assim, suplementos como proteína em pó, creatina, cálcio, vitamina D, vitamina B12, ômega 3 e fibras, por exemplo, podem ser de grande utilidade.