Como deixar um bêbado sóbrio?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

Para minimizar os efeitos da bebedeira, o ideal é consumir algo antes ou durante o uso de álcool, para diluir o líquido e acelerar o esvaziamento do estômago. Também é importante alternar os drinques com goles de água, para não desidratar.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

A água e a gordura retardam a absorção de álcool pelo sangue, por isso o indicado é, antes de beber, ingerir alimentos ricos nesses componentes, como as frutas vermelhas e o abacate.

A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.

Pressão alta e doenças cardíacas: o consumo excessivo de álcool prejudica o controle da pressão arterial, podendo levar à hipertensão e, consequentemente, ao risco de problemas cardíacos. Cirrose: é o resultado de constantes lesões e inflamações no fígado, causadas pela bebida, prejudicando as funções deste órgão.

Um estudo publicado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine deu base para a verdade universal que é só a bebida entrar, que a verdade sai. A pesquisa provou que que o álcool não muda os pensamentos de uma pessoa, mas sim a torna mais despreocupada com o que está falando.

O álcool não é absorvido bem por tecido gorduroso, então em mulheres a concentração de álcool no sangue acaba sendo maior, com efeitos mais fortes. Se você é homem, é mais provável que seja maior e tenha menos gordura corporal, então a mesma quantidade de álcool fica mais diluída.

Não é recomendado oferecer líquidos, alimentos ou medicações, caso a pessoa não esteja consciente, pois pode aumentar o risco de engasgar. Também não é indicado induzir o vômito na pessoa inconsciente e nem dar um banho de água fria para tentar acordá-la.

Colocar, dentro de um recipiente, 1 frasco de 250 ml de álcool etílico a 96%-98% e adicionar 10 colheres de sopa de água destilada (aproximadamente 100 ml);

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Passe perfume ou desodorante. Quem bebe fica exalando álcool pelo corpo inteiro, não só da boca. Esse cheiro doce (mas bem característico) só passa depois que o fígado consegue metabolizar todas as partículas da bebida. Enquanto isso não acontece, passe um perfume ou desodorante bem forte.

Hidrate-se bem. Consumir bebidas alcoólicas enquanto desidratado diminui a sua tolerância, pois há menos água no sangue capaz de diluir a substância. Antes de consumir álcool, por exemplo, tome um copo de água para se hidratar melhor. Se possível, tome um copo de água entre drinques.

Beber bastante água
Para começar, beba bastante água. O indicado para uma pessoa adulta é, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Coma algo. Comer algo antes de uma noite de bebedeira pode diminuir os efeitos da ressaca. O recomendado é ingerir alimento cheios de carboidratos, como massas e pizzas, pois a gordura diminui a capacidade de absorção do álcool no corpo.

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

A ciência já comprovou que, quando ingerido em pequenas quantidades, o álcool age no nosso cérebro promovendo a desinibição. Por isso, existe o consenso de que, quando bêbados, ficamos mais sociáveis, ou mais “corajosos”.

O termo alcoólatra é usado até hoje para caracterizar alguém que bebe demais, que não tem controle do hábito e que está viciado em bebidas alcoólicas no geral.

Intoxicação alcoólica (ou embriaguez) é uma condição temporária causada pelo consumo de álcool. A intoxicação por álcool grave também é conhecida como envenenamento por álcool.

Estudos relevam que o consumo de bebida alcoólica por mulheres está ligado a questões emocionais, enquanto os homens são mais movidos pela pressão social.