Como deixar o texto mais formal?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Fazer com que a mesma seja mais recorrente no seu dia a dia.

  1. Considere para quem está escrevendo. ...
  2. Revise, revise e revise. ...
  3. Não exagere. ...
  4. Evite siglas e abreviações. ...
  5. Dê preferência a frases curtas. ...
  6. Sinônimos são amigos da linguagem formal. ...
  7. Evite clichês. ...
  8. Dê suporte visual ao destinatário.

A linguagem formal não usa coloquialismos, abreviações ou gírias. Usamos principalmente linguagem formal ao escrever, como em artigos acadêmicos, e-mails comerciais ou relatórios. No entanto, a linguagem formal também é utilizada em casos de palestras ou apresentações.

ChatGPT

O ChatGPT é a melhor ferramenta para reescrever textos e artigos com IA que usa tecnologia avançada de processamento de linguagem natural para reescrever texto, mantendo seu significado e contexto.

A técnica infalível para nunca plagiar é sempre sustentar seus argumentos com citações e referencial teórico do autor que você tem como base. Sempre que uma ideia não for sua, acrescente uma citação direta ou indireta do autor, e você não cometerá plágio!

O Reescrever. App é uma plataforma que utiliza inteligência artificial para reescrever textos completos. Para isso, o software analisa e compreende o conteúdo disponibilizado por seus usuários e, em seguida, faz modificações no texto — como parafrasear diferentes trechos ou substituir termos por sinônimos.

Dicas para melhorar a sua escrita para a internet
Um estilo simples e direto funciona melhor. Escreva frases e parágrafos curtos -- de três a cinco frases curtas, no máximo. Deixe intervalos entre parágrafos. Use verbos ativos e escreva no tempo presente.

Leitura formal – onde são analisadas as linhas, cores, formas, volume, perspectiva, textura, escala, espaço, materiais, processos e composição. Leitura Interpretativa – neste tipo de leitura não existe certo nem errado.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Características da linguagem formal:
Segue rigorosamente as regras da gramática; Pronúncia clara e correta das palavras; Vocabulário rico e vasto.

Características da linguagem formal:
Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta); Pronúncia clara e correta das palavras; Utilização de vocabulário rico e diversificado; Registro cuidado, prestigiado, complexo e erudito.

Faça uma saudação adequada
Comece o e-mail com “Caro [nome]”, “Prezado [nome]”, “Senhor [nome]” ou “Senhora [nome]”. Sempre tente encontrar o nome de quem vai ler seu e-mail, pois isso torna a mensagem mais pessoal e garante que a pessoa lerá com atenção.

Um bom exemplo de recurso online usado para essa finalidade é o site FastFormat. A ferramenta gratuita permite formatar documentos automaticamente em diversos padrões acadêmicos, como artigos científicos, TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado, por exemplo. Para acessar, basta fazer um cadastro.

Apesar da coexistência das variantes linguísticas, a língua formal tem finalidades específicas e essenciais para a vivência em uma sociedade que depende da escrita em diferentes situações cotidianas, é por isso que ela conta com regras fixas que facilitam o planejamento do texto e a interpretação do leitor.

Paraphraz.it. Reescrever, reformular, e parafrasear texto gratuitamente.

Uma terceira maneira é usar paráfrases, que são expressões que significam a mesma coisa que o texto original, mas de forma diferente. Finalmente, uma quarta maneira é usar expressões idiomáticas, que são expressões que têm um significado diferente das palavras individuais que o compõem.

Editor de texto é um software ou ferramenta online que permite a redação e edição de peças de conteúdo escrito. Ele é a base da produção de conteúdo de empresas e de pessoas que querem publicar na internet ou em meios físicos. Os exemplos mais conhecidos de editor de texto são o Microsoft Word e o Google Docs.

Tipos de plágio no TCC

  1. 1 – Cópia fiel. ...
  2. 2 – Não citar o autor. ...
  3. 3 – Dados quantitativos sem fonte. ...
  4. 4 – Cópia de elementos gráficos. ...
  5. 5 – Parágrafos seguidos sobre uma mesma obra. ...
  6. 6 – Citar autor sem ter lido. ...
  7. 7 – Poucas fontes em excesso. ...
  8. 8 – Dar créditos apenas ao autor citado pelo autor da obra.

A Lei assegura ao autor o direito ao uso e distribuição de sua criação que pode ser textual, audiovisual, comercial etc. A cópia integral ou parcial de obras pode resultar no recolhimento dos materiais que contenham o plágio e até mesmo indenização ao autor plagiado. Plagiar é um ato criminoso!

Lei 9.610/1998.

Pode-se, então, caracterizar a reescrita como as retomadas que são feitas no texto e que nele produzem alguma alteração, que pode ser desde uma pequena correção, como questões de convenções ortográficas, até alterações que mudam o significado do texto. É difícil imaginar a escrita sem a reescrita.